Neuza Back (à esq.) e Edina Alves vão representar o Brasil no quadro de arbitragem do Mundial de Clubes (Foto Reprodução Instagram)

A árbitra brasileira Edina Alves é a única mulher entre os sete juízes escalados pela Fifa nesta segunda-feira (4) para apitar partidas do Mundial de Clubes.

Na lista de 12 assistentes chamados pela federação para o campeonato, há outras duas mulheres: a também brasileira Neuza Back e a argentina Mariana de Almeida.  

Edina e Neuza são, aliás, as únicas representantes do Brasil no quadro de arbitragem do torneio. Ele acontecerá em fevereiro deste ano no Qatar, mas valerá como título referente a 2020. O campeonato foi postergado devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o comunicado da entidade, “a nomeação do trio feminino liderado por Edina Alves Batista dá continuidade ao caminho iniciado na Copa do Mundo Sub-17 da FIFA Índia 2017”, no qual a suíça Esther Staubli comandou um jogo. Depois daquele torneio, de acordo com a Fifa, a uruguaia Claudia Umpierrez apitou dois jogos também numa edição da copa sub-17, realizada em 2019 no Brasil.

Edina está no quadro da Fifa desde 2016 e já comandou jogos da Série A do Campeonato Brasileiro masculino e uma semifinal da Copa do Mundo Feminina de 2019.

Veja a lista completa dos árbitros convocados aqui.