Marinho - Foto: Reprodução

Por Julinho Bittencourt e Plínio Teodoro

O atacante Marinho, do Santos, reagiu ao comentário do narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, a Lucas Braga, seu colega de clube.

Marinho lamentou o episódio e chamou Haroldo de “racista de merda”. “Lamentável ter de ouvir isso desse mal informado, mal preparado, que infelizmente vive na sociedade para agredir verbalmente alguém. Seu preconceituoso”, escreveu Marinho na sua conta do Instagram. 

Os comentários de Haroldo de Souza que causaram revolta nas redes sociais foram os seguintes: “Aquele crioulinho que está na ponta esquerda do time do Santos, quem é ele?”, questionou o locutor, referindo-se ao jogador Lucas Braga. “É um moreno, né? Um cidadão de cor, numa boa”, completou.

O locutor é usuário assíduo do Twitter, defende o presidente Jair Bolsonaro e ataca a esquerda.

A Rádio Grenal, do Rio Grande do Sul, divulgou, nas redes sociais, uma “nota de escarecimento”.

A nota da emissora é apenas protocolar e não menciona nenhum tipo de punição ao locutor. “A direção da Rádio Grenal não compactua com qualquer tipo de atitude discriminatória a quem quer que seja, pautando sua atuação através do respeito a todos, sem exceção. Salientamos nosso apreço à sociedade em geral, sem qualquer tipo de discriminação”, diz.

Justificativa

Com 76 anos, o locutor esportivo Haroldo de Souza usou a idade avançada para justificar os termos racistas para se referir ao jogador Lucas Braga, na partida contra o Grêmio, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.

“Gente – por favor. Me desculpem se ofendi quando disse neguinho narrando? E quando chamo de alemão branco sarará mulato polaco japinha baixinho magrelo! Idoso suficiente pra nao assimilar maldades”, tuitou o locutor, usando ainda racismo reverso para se defender das críticas nas redes sociais.

Haroldo de Souza ainda afirmou que é “filho de negro” e “casado com mulher da raça negra”, para minimizar suas declarações.