Carnaval 2024: Djamila Ribeiro será homenageada pela União Imperial

É a primeira vez que ela será homenageada por uma escola de samba da região

Esta é Djamila Ribeiro, filósofa, ativista e escritora - Créditos; Redes sociais

A filósofa, feminista e escritora negra Djamila Ribeiro será uma das homenageadas do samba-enredo da União Imperial no desfile das escolas de samba do carnaval santista de 2024. Natural de Santos, ela publicou uma mensagem em seu Instagram agradecendo à homenagem feita pela agremiação carnavalesca do bairro do Marapé.

“Hoje fui recebida com todas as honras e amor na quadra da Escola (União Imperial), recebi a honra de sambar em frente à bateria nota 10 e vivi um momento único. Ser homenageada na nossa cidade tem um gosto muito especial, ser reconhecida pela nossa comunidade é muito emocionante!”, escreveu.

Samba-enredo

Desenvolvido por Renan Ribeiro e Wallacy Vinycios, a União Imperial irá levar para a Dráuzio da Cruz as suas raízes culturais, em uma canção que terá o objetivo de reafirmar a relevância social e étnico-racial da negritude como um símbolo do movimento politico e libertário na cidade de Santos. Por isso, o título “Azeviche – A ascensão da áurea cor”.

Quem é Djamila?

Nascida em Santos no dia 1 de agosto de 1980, Djamila Taís Ribeiro dos Santos é uma importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres.

Filósofa, ativista social, professora e escritora, Djamila corajosamente denuncia a violência e a desigualdade social, principalmente contra negros e mulheres , tão características da sociedade brasileira. O seu livro Pequeno manual Antirracista, que trata do racismo estrutural arraigado no Brasil, recebeu o prêmio Jabuti, em 2020.

União Imperial

Fundada no dia 20 de março de 1976, formada por filhos de sambistas do bairro do Marapé, o Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União Imperial é 11 vezes campeã do carnaval santista: 1980, 1985, 1986, 1987, 1988, 1989, 1993, 1994, 1997, 2018 e 2019.

A agremiação é afilhada da Estação 1ª de Mangueira, do Rio de Janeiro, e no símbolo, uma águia, exista uma referência à Portela, outra escola de samba carioca.

Desfiles

De acordo com o sorteio feito pela Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (Licess), no primeiro dia de desfile, dia 2 de fevereiro, apresentam-se, pela ordem: Padre Paulo, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas lutando pelo título do grupo de acesso. Na sequência, desfilam as agremiações do grupo especial: Zona Noroeste, União Imperial, X-9 e Real Mocidade.

Na noite seguinte, dia 3 de fevereiro, as primeiras escolas a desfilar serão as do grupo de acesso, em sequência: Imperatriz Alvinegra, Império da Vila e Dragões do Castelo. Mais cinco escolas do grupo especial fecham o desfile: Independência, Unidos dos Morros, Amazonense, Sangue Jovem e Brasil.

Todos os desfiles acontecerão na passarela do Samba Dráusio da Cruz, à Avenida Afonso Schdmit, no bairro do Castelo, Zona Noroeste, em Santos.

Sair da versão mobile