Foto: Divulgação

Na noite deste sábado (26) aconteceu o bate-papo “O Cinema como arte de superação”, com a coordenadora do Instituto Querô, Tammy Weiss. O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, em sua sexta edição, prestou homenagem à ONG, que completa, em 2021, 15 anos de atuação.

Além de uma placa comemorativa, foi exibido um vídeo com a retrospectiva da história do instituto, seguido de depoimentos com profissionais do audiovisual, como a cineasta Kamilli Semenov, representando a equipe da instituição; a vice-presidente do instituto Maria do Rosario Corrêa de Salles Gomes, a Marô; a produtora Vitória Felipe, formada pelas oficinas Querô.

E mais: o empresário Toninho Campos, do Cine Roxy, onde anualmente acontecem as estreias dos filmes produzidos pelos alunos das oficinas; o músico Jota Amaral; a programadora do Sesc Solange Alboreda; a cineasta Andrea Pasquini e a jornalista Carla Zomignani, por vários anos editora de cultura do jornal A Tribuna.

O tema desta edição é “Superação: a arte ultrapassando limites físicos, sociais, mentais, geográficos e pandêmicos”. 

A placa traz o seguinte texto: “O Santos Film Fest parabeniza o Instituto Querô por seus 15 anos atuando em prol da inclusão e do audiovisual, com um trabalho fundamental ao promover cidadania e capacitação profissional de jovens em situação vulnerável”.

No vídeo de retrospectiva, foi narrado pela jornalista Barbara Farias um texto sobre a importância do Instituto Querô.

Santos Film Fest

6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é realizado através do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal, tem patrocínio da Blue Med Saúde e conta com apoios de Sesc Santos, UniSantos, Histórias do Cinema, Cine Roxy, LESMA – La Extraordinária Semana de Mostras Animadas, Associação dos Artistas e Prefeitura (via emendas enviadas pelos vereadores da cidade Audrey Kleys, Zequinha Teixeira e Telma de Souza). O evento é produzido pelo CineZen Cultural. A direção é dos produtores André Azenha e Paula Azenha.

Veja aqui link completo da live com Tammy Weiss e aqui o vídeo da homenagem.