Foto: Reprodução/Facebook

Vestido com fardão com as cores vinho e dourado, o cantor Zeca Pagodinho tomou posse na Academia Brasileira de Cultura nesta quarta-feira (1).

A roupa, confeccionada pelo Instituto Zuzu Angel, representa riqueza de espírito e é distribuída entre músicos, autores, escritores, coreógrafos e produtores culturais.

Junto com a vestimenta, acompanha um medalhão feito pelos artistas Welton Moraes e Victor Zott. Nele estão gravados símbolos que representam o Brasil, como a folha do guaraná, em verde; a palmeira, em dourado; os bicos de tucanos, em amarelo e preto; pandeiro estilizado, no centro e nos semicírculos azuis.

Dia Nacional do Samba

Durante a posse, Pagodinho falou sobre o Dia Nacional do Samba, comemorado nesta quinta-feira (2). Ele comentou sobre a marginalização que o gênero sofre, mas comemorou as mudanças com relação ao preconceito musical. “O mundo se transformou, finalmente, e hoje Zeca Pagodinho é membro da Academia Brasileira de Cultura”.

Os acadêmicos são Elizabeth Serpa, Fátima Bernardes, Isaac Karabtchevsky, Carlos Tufvesson, Christiane Torloni, Beth Goulart, Lilia Cabral, Ney Latorraca, Eriberto Leão, Zeca Pagodinho, João Kleber, Ana Botafogo, Debora Colker, Carlinhos de Jesus, Dalal Achcar, Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto. Junto com os nomes, agora está o de Zeca Pagodinho.