Foto: Divulgação/Montagem

A página Histórias do Cinema, do crítico de cinema santista André Azenha realiza desde o última dia 2 de maio lives sobre segmento audiovisual. Os próximos convidados são o diretor Fabio Rodrigo, a professora Laura Loguercio Cánepa e os cineastas Rodrigo Aragão e Beatriz Seigner.

As entrevistas são realizadas ao vivo pela página no Facebook e também pode ser acessadas depois, no canal Histórias do Cinema no YouTube.

Fabio Rodrigo será entrevistado nesta quinta-feira (30), às 19h. A conversa será sobre a realização de curtas-metragens Ele é roteirista e diretor de cinema. Em 2015, realizou, ao lado de Caroline Neves, seu primeiro curta-metragem, Lucida (2015), prêmio de Melhor Curta-Metragem do Festival de Cinema de Gramado e passou por mais de 30 festivais, inclusive a primeira edição do Santos Film Fest, em 2016. 

Kairo (2018) seu segundo curta, também estreou no Festival de Gramado e Fabio venceu o prêmio de melhor diretor. O filme também foi selecionado para o Festival Internacional de Curtas de São Paulo, do Rio de Janeiro e Festival de Brasília. Além de exibições especiais no circuito comercial ao lado do longa Los Silêncios, da diretora Beatriz Seigner.

Nascido e criado em um bairro pobre de São Paulo, Fabio usa sua experiência para contar histórias que acontecem na periferia através dos olhos de quem vive essa realidade.

No próximo sábado, 1º de agosto, 18h, o tema será o “Horror no Cinema Brasileiro”, com a professora doutora Laura Loguercio Cánepa. 

Laura Loguercio Cánepa é jornalista e pesquisadora de cinema. É doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp (2008), mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2002) e graduada em Jornalismo pela FABICO-UFRGS (1996). Atualmente, atua como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Ela é membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). Foi co-editora da Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, da SOCINE. É líder do Grupo de Pesquisa “Cinema expandido, da estereoscopia ao web footage: novos regimes de visualidade no século XXI”. Também é membro do Grupo de Pesquisa “História da Experimentação no Cinema e na Crítica”. No primeiro semestre de 2019, realizou estágio pós-doutoral (modalidade Visiting Research Fellow) na School of Languages, Cultures and Societies da Universidade de Leeds, sob a supervisão de Stephanie Dennison.