Foto: Reprodução/Instagram

O ator Tarcisio Meira, de 85 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (12), em decorrência da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 6 de agosto, no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Tarcísio deixa a esposa, a atriz Gloria Menezes, que também foi contaminada, e o filho Tarcísio Meira Filho.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo hospital, a atriz está se recuperando bem e recebe auxílio de oxigênio via nasal. Ela está internada em um apartamento.

Ambos receberam a 2ª dose da vacina contra Covid em março deste ano, na cidade de Porto Feliz, no interior de São Paulo.

Na CPI da Covid, senadores fizeram um minuto de silêncio em memória ao ator.

Fora da TV desde 2020, quando não tiveram contrato renovado com a TV Globo, os dois moravam numa fazenda no interior de São Paulo.

Tarcísio Magalhães Sobrinho nasceu em São Paulo, no dia 5 de outubro de 1935. Adotou o sobrenome da sua mãe, Meira, para a carreira artística. O nome se encaixava ainda numa superstição do ator pelo número 13: todas as letras somadas dão 13, e ele vivia no 13º andar de um prédio. Antes de ser ator, pensou em seguir a carreira diplomática, que logo foi deixada de lado quando foi reprovado no primeiro exame.

Estreia

Ele atuou pela primeira vez no “Grande Teatro Tupi”, programa de teleteatro da extinta emissora, ao lado de Glória Menezes, em 1961. Eles se casaram no ano seguinte, dando início a uma longa parceria na ficção e na vida real. Em 1964, nasceu o filho do casal, o também ator Tarcísio Filho.

Os dois foram da Tupi para a Excelsior antes de ir para a Globo, na novela “Sangue e Areia”, em 1967, quando ele e Glória colocaram de vez no imaginário nacional a imagem do casal queridinho do país. Na pele de João Coragem, no sucesso “Irmãos Coragem” (1970), Tarcísio se tornou o símbolo do galã nacional.