A palestra de abertura será sobre o tema “Representação da população negra no cinema”, ministrada por Celso Ronald - Foto: Divulgação

O Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos completa uma década de vida. A edição de 2022 teve início nesta quarta (4) e vai até sexta-feira (6).

O evento surgiu em 2011 como um “braço” do site CineZen Cultural (inaugurado em 2009), do jornalista André Azenha, que aborda temas relacionados ao cinema.

Duas personalidades de destaque da cultura da Baixada Santista serão homenageadas este ano: a produtora Juliana Luiz e o maestro Fernando Pompeu.

Com larga experiência em cultura e comunicação, Juliana tem como foco principal a música e a dança. Ela foi produtora cultural da Banda Sinfônica de Cubatão e é diretora da Associação dos Amigos da Banda Marcial de Cubatão. Juliana é formada em balé clássico e depois seguiu como bailarina de moderno, jazz dance e danças urbanas em diversos grupos da Baixada Santista.

Pompeu é bacharel em música (piano), pelo Carmus, onde também fez o curso de Educação Artística com Licenciatura em Artes Cênicas. Pós-graduado em Teatro Brasileiro pela UniSantos, é professor de Canto Coral, Técnica Vocal e Regência.

A palestra de abertura foi sobre o tema “Representação da população negra no cinema”, ministrada por Celso Ronald, doutorando e mestre em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Ainda na abertura foi lançado o livro “Culturalmente Santista 10 anos”, com o histórico do projeto e algumas das principais entrevistas biográficas publicadas no site: Zéllus Machado, Wagner Parra, Argemiro Antunes (o Miro), Johnny Hansen, que já faleceram e foram figuras importantes da cultura regional, com Fernando Pompeu, e uma inédita com Juliana Luiz, registrando as histórias dos dois homenageados.

Confira a programação:

05/05, quinta-feira:

8h15 – Pioneiros da Cultura Geek, com o professor Alexandre Valença Alves Barbosa (Bar), dos primeiros a ter coluna especializada no tema, e Fabio Gomes Ribeiro (Santos Comic Expo e que foi da HQM, primeiro a vencer o troféu HQ Mix em Santos junto de Rogério Vieira de Simone).

9h30 – Mulheres na política e cultura, com as vereadoras Audrey Kleys, Débora Camilo, Telma de Souza e a vice-prefeita Renata Bravo. Mediação: Bárbara Farias.

14h – Ensino da arte, com Marcia Okida, Wanderley Camargo, Alexandre Felipe Gomes e Denis Dym.

16h – Jovens grandes festivais, com representantes do Santos Film Fest (Paula Azenha), Fidifest (Juliana Luiz) e Santos Comic Expo (Renatinho Santos).

19h – Leis de incentivo à cultura e editais, palestra com Leandro Taveira, o “Papa do Proac”.

21h15 – Youtubers, com equipe Caiçaras Podcast (Diego e Danilo), Alex Frutuoso, Anderson Firmino e Ademir Quintino.

06/05, sexta-feira:

8h15- Jornalismo Cultural e Influencers Culturais, com Lucas Krempel (Santa Portal e Blog´n Roll), Wladimyr Cruz (Zona Punk) e Romenighi.

9h30 – Gamers, com Rodiney Assunção.

14h – Gastronomia e cultura, com Paulo Bakhos, do Restaurante Beduíno.

16h – Grandes artistas plásticos de Santos, palestra com Waldemar Lopes.

18h – Happy hour com DuoLofi e Maurão Dubkilla.

19h30 – Bate-papo Gestão da Cultura no Poder Público, com o secretário de cultura de Santos, Rafael Leal, e a secretária de cultura de São Paulo, Aline Torres. Mediação: Ronaldo Vaio.

O Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos é produzido pelo Instituto Cinezen Cultural a partir de recursos da Secretaria Municipal de Cultura e emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza.

Conta com apoios da ETEC Aristóteles Ferreira, cursos de Publicidade e Propaganda da UniSantos, Multimídia da Unisanta, Novotel, Restaurante Beduíno, Padaria Nova Princesa e Gardênia Flores. É idealizado pelo jornalista e produtor André Azenha e dirigido por André e Paula Azenha. Outras informações no site, Facebook, YouTube e Instagram.