A cineasta Andrea Pasquini é uma das homenageadas - Fotos: Divulgação

O principal festival de cinema do litoral paulista chega à sexta edição. O evento será realizado de 22 a 29 de junho e programação predominantemente online e totalmente gratuita.

Com o tema “Superação: a arte ultrapassando limites sociais, físicos, mentais, geográficos e pandêmicos”, o 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos (SFF) abre inscrições gratuitas para curtas-metragens (com até 30 minutos de duração) e longas-metragens (com duração maior a 60 minutos) até 17 de maio (veja o regulamento).

O resultado das obras selecionadas deverá ser divulgado em 5 de junho. Podem participar filmes do Brasil e do exterior (desde que legendados em inglês, espanhol ou português). As mostras serão divididas em Regional Baixada Santista, Nacional, Estrangeira e Humanidades (com temas relacionados à cidadania, inclusão e educação).

Em todas serão entregues prêmios do júri (filme e direção) e popular (filme) e serão divididas entre curtas e longas. Os premiados receberão o Troféu Toninho Campos (nome em homenagem ao proprietário do Cine Roxy, cinema de rua que funciona desde 1934 e fundamental no desenvolvimento da produção cinematográfica santista.

O júri será formado pela atriz Tamiryz O’hanna, pelas cineastas Julia Katharine e Andrea Pasquini e pelos professores doutores Rogério Ferraraz e Jamer Guterrez de Mello.

Esta edição do SFF prestará homenagem às carreiras dos cineastas Andrea Pasquini e Rodrigo Aragão, que terão todos os seus trabalhos exibidos em mostras respectivas e participarão da abertura, em 22 de junho, às 19h30.

A carreira de Rodrigo Aragão também será lembrada no festival

Atividades formativas

Estão previstas diversas atividades formativas, entre bate-papos, palestras e cursos. Já estão confirmados a oficina Animando com livros e publicações antigas: experimentações e depoimentos da pandemia, com a premiada diretora Camila Kater (do curta “Carne”); palestra com o escritor e roteirista Ferrèz (do best-seller “Capão Pecado” e da série “9mm”); curso sobre a história do cinema LGNYQIA+ no Brasil, com Lufe Steffen.

Além de oficina de produção, com Liz Reis; bate-papo sobre filmes que retratam diferentes maneiras de superação, com o crítico Waldemar Lopes; debate sobre a cultura trans, com a atriz Julia Katharine, Jacque Cortês e mais convidados; bate-papo com o crítico Rodrigo Rema, entre outros.

Também haverá uma mostra em parceria com aLa Extraordinária Semana de Mostras Animadas (Lesma). Será lançado um e-book sobre a trajetória da atriz Ondina Clais, pela Coleção Santos Film Fest.

Sessões especiais

Será realizada a avant-première do filme “Linha de Frente Brasil”, de Elder Fraga. A obra retratará o momento em que o Brasil e o mundo pararam para tentar decifrar o que é a Covid-19 e suas implicações em nosso dia a dia. Setenta por cento do longa foi rodado em Santos.

Já o curta “Zoantropia”, de Wladimyr Cruz, ficará em cartaz durante todo o evento. Após uma separação, Isabella recolhe-se em casa e busca acolhimento junto a seus gatos. A população felina da casa só cresce, assim como as mudanças no comportamento de sua tutora.

O 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é realizado por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), com recursos da Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Governo Federal e apoios de Sesc Santos, UniSantos, Histórias do Cinema, Associação dos Artistas e prefeitura (via emendas enviadas pelos vereadores Audrey Kleys, Zequinha Teixeira e Telma de Souza). O evento é produzido pelo CineZen Cultural. A direção é dos produtoresAndré Azenha e Paula Azenha.

Mais informações: www.santosfilmfest.com, www.facebook.com/santosfilmfest, www.youtube.com/santosfilmfest e www.instagram.com/santosfilmfest.