Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo

Diversas entidades e movimentos feministas preparam um ato no Dia Internacional da Mulher na Baixada Santista no sábado, 7/3, na Praça dos Correios, em São Vicente. Será um protesto unificado de toda a região, das 12h às 15h.

Segundo a organização do evento, “é urgente refletir sobre os ataques à democracia e ao avanço do pensamento conservador, onde as principais atingidas são as mulheres trabalhadoras, em especial as mulheres negras e indígenas que vivem nas periferias”.

“Temos assistido ao aumento brutal das taxas de feminicídio e da violência contra a mulher, que na última década, de acordo com o Mapa da Violência, demonstrou que o assassinato de mulheres negras aumentou 54% e o de mulheres brancas reduziu 9,3%. Isso ocorre ao mesmo tempo em que há a redução dos investimentos das políticas públicas para as mulheres, a reforma trabalhista e da previdência, o descaso e o desmonte da educação, da saúde e dos serviços públicos tudo a passos largos”, denunciam as ativistas.

Convocam o ato entidades como a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), Fórum da Cidadania de Santos, Mães de Maio, Sindicato dos Bancários de Santos e Região, Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), entre outras.

Serviço
Ato #8M2020 – A vida começa quando a violência acaba: Liberdade é viver sem medo
Dia 7/3
Praça dos Correios, São Vicente
Evento no Facebook