Ivan Storti/Santos FC

O empate em 2 a 2, no estádio da Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro de 2020, marcou o último encontro entre Santos e Vasco da Gama no estádio do Peixe. O jogo foi válido pela Série A daquele ano, que acabou sendo conquistada pelo Flamengo.

Em razão da pandemia de Covid-19, que assustava o mundo naquele ano, o jogo não pôde ter público. Na oportunidade, o Alvinegro Praiano chegou a ficar duas vezes à frente no placar, mas cedeu o empate ao clube do Rio. Lucas Veríssimo e Marinho fizeram os gols do Peixe, e Germán Cano e Filipe Bastos marcaram para o Cruzmaltino.

As equipes ainda se enfrentaram pelo returno do Brasileirão, com o placar do 1 a 0 para o Vasco, no estádio de São Januário, no dia 20 de dezembro de 2020. Na ocasião, Carlinhos anotou o gol do triunfo do time carioca. Além disso, o duelo não teve a presença do público, ainda por questões sanitárias relacionadas à Covid-19.

Por que só depois de três anos as equipes vão se reencontrar na Vila Belmiro?

Dois fatores levaram o confronto entre vascaínos e santistas a não acontecer ao longo dos últimos dois anos. Primeiro, o fato de o clube carioca ter disputado, por dois anos seguidos, a Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, as duas agremiações não se encontraram na disputa pela Copa do Brasil ou de qualquer outra competição continental, como a Copa Libertadores ou Sul-Americana.

Depois de três anos de espera, Santos e Vasco se enfrentam neste domingo, dia 1° de outubro, às 16h, no estádio da Vila Belmiro. O jogo é valido pela 25.ª rodada e coloca frente a frente dois clubes que lutam contra o rebaixamento à Série B da próxima temporada.