Foto: Divulgação/Bruno Cruz

Uma árvore centenária, atacada por cupins, caiu e destruiu pelo menos três casas na Vila Sapo, Ponta da Praia, em Santos, na noite desta quarta-feira (17). Os moradores do local já tinham pedido para a prefeitura podar a seringueira.

Em uma das residências, o primeiro galho que desabou caiu no telhado, destruindo muitas telhas, o teto do banheiro e os fios de eletricidade. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados.

De acordo com moradores, a árvore teve de ser serrada e uma das casas foi interditada. Ainda segundo pessoas que residem no local, esta não foi a primeira vez que um acidente desse tipo ocorre, colocando em risco a população.

Bruno Melo da Cruz, presidente da Associação Habitacional Vila Sapo, disse, em entrevista ao G1, que o galho mais grosso destruiu o telhado de três residências da comunidade. “A prefeitura fala que não pode fazer nada, por ser um terreno particular, mas agora é uma zona de risco, já quase aconteceu uma tragédia. Toda vez que começa uma ventania já ficamos com medo, porque a seringueira dá uns estalos. É um pânico constante”, revela.

Isolamento

O Corpo de Bombeiros informou que foi constatado que um grande galho da seringueira havia atingido uma residência. O local foi isolado e ninguém ficou ferido. Ainda não há informações sobre o motivo da queda.

A prefeitura divulgou uma nota, na qual diz que a ocorrência foi atendida inicialmente pelos Bombeiros e as pessoas foram orientadas a não permanecerem nas casas.

Conforme informou a Defesa Civil, os galhos foram cortados e a Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa/ Seserp) foi acionada para avaliar o estado do restante da árvore. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, um engenheiro agrônomo irá ao local na tarde desta quinta-feira (18) para analisar a situação.