Foto: Arquivo pessoal/Vai ter cachorro na praia

Tá liberado. O projeto do vereador Adilson Junior (PP) que permite cães na praia foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira (19).

O projeto passou em primeira votação em dezembro de 2020, mas voltou para ajustes na Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal. Agora segue para sanção do prefeito, Rogério Santos (PSDB).

O novo texto aprovado não permite que os cães acessem toda a praia e deixa as regras para a Prefeitura: “Fica aprovada a circulação de cães nas praias em área e horário definidos pelo Poder Público”, diz. Na área autorizada, será permitida utilização dos chuveiros da orla pelos cachorros.

A votação desta terça foi acompanhada por tutores e seguidores do movimento Vai Ter Cachorro na Praia em Santos, que comemoraram o resultado.

O texto, que foi aprovado por 16 a votos a 1, determina que o animal precisa estar identificado, com guia e coleira, acompanhado por responsável maior de idade e ter comprovação de vacinação e vermifugação. Ficam proibidos na faixa de areia cães em período de cio ou pré-cio.

O vereador Ademir Pestana (PSDB) foi o único que votou contra a proposta. Ele afirma que consultou médicos e veterinários que discordam totalmente de cachorros na praia. “Voto pelo homem e pelos pets. O animal exposto à areia, onde terá umidade, fezes, metais pesados, tudo que é descartado pelo esgoto. Eu trabalho com saúde, não posso votar nisso”, concluiu.

Com informações da Tribuna e do blog Bom pra Cachorro da Folha