Apesar do novo avanço da pandemia do coronavírus, algumas cidades, como Praia Grande, ensaiam o retorno das aulas presenciais, o que, segundo autoridades sanitárias, representa, no momento, um risco para a saúde de alunos, professores e todos os envolvidos.
A Secretaria de Educação (Seduc) do município está convocando pais e responsáveis a comparecerem às 77 unidades de ensino para confirmação da rematrícula dos alunos com matrícula ativa nas escolas municipais.
O atendimento será até o dia 29 de janeiro, no período das 8 às 17 horas. No momento, a Seduc realiza ajustes finais no Plano Municipal de Retomada das aulas que definirá o início do ano letivo de 2021.
Segundo dados da própria administração municipal, Praia Grande conta, até o momento, tem 13.769 casos confirmados da Covid-19, sendo 371 mortes, 272 suspeitos da doença e 45 óbitos em investigação.
No dia 13 de janeiro, a prefeita, Raquel Chini (PSDB), e a secretária de Educação, Cida Cubília, participaram de uma reunião virtual com representantes do governo do estado para debater o tema.
De acordo com a divulgação, o retorno presencial gradual está sendo considerado. Porém, ainda não há confirmação sobre a data.
O que foi informado é quando ocorrer o retorno das aulas, a Seduc promete adotar as medidas de segurança necessárias. Entre as ações, estão o uso obrigatório da máscara, aferição da temperatura, totens com álcool em gel, tapetes sanitizantes na entrada das unidades de ensino, copos e toalhas de mão para uso individual dos alunos, face shield para professores e funcionários.
Alteração
Em novembro de 2020, a Seduc efetuou a rematrícula dos alunos com matrículas ativas de forma automática. Agora, pais e responsáveis devem procurar as unidades para assinar e atualizar os documentos no prontuário dos estudantes.
No ato, devem apresentar cópias do CPF e carteira de identidade dos responsáveis, bem como, comprovante de endereço atualizado (até três meses), do local onde a criança reside.
Devem comparecer às unidades para confirmação da rematrícula, pais ou responsáveis de alunos matriculados em turmas de Educação Infantil (creche e sala de aula), Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e Complementação Educacional.