Foto: Reprodução

No primeiro final de semana, após a Baixada Santista ter sido “promovida” da zona laranja (fase 2) para a amarela (fase 3) do “Plano São Paulo” de flexibilização das medidas restritivas de combate ao coronavírus, o que se viu nas praias da região foi um cenário como se a pandemia já não existisse ou, então, como se a vacina tivesse sido descoberta.

Mesmo com as limitações em relação ao uso da faixa de areia, aberta somente para a prática de atividades físicas individuais, milhares de pedestres e banhistas foram às praias da Baixada, especialmente Santos e São Vicente, neste domingo (12). Muitos, inclusive, sem máscaras de proteção.

O fato provocou reação de políticos. A vereadora de Santos, Audrey Kleys (PP), demonstrou indignação com a irresponsabilidade de tanta gente. Ela usou o Instagram para desabafar:

“E de um dia para o outro a Covid-19 deixou de existir??? Nossa… em que mundo estamos vivendo??? Praias lotadas, pessoas sem máscaras, aglomeradas na areia como se nada estivesse acontecendo!!! Que triste!! Essa é a minha opinião!!! Só espero que a falta de consciência não tenha reflexo direto na vida daqueles que ainda estão respeitando o isolamento social ou daquelas que precisam sair para TRABALHAR!!! Sim, ainda estamos em PLENA PANDEMIA!! Por favor, me avisem se já inventaram a vacina para a Covid, pois acho que estou bem desinformada!!!! Que a ação de hoje não reflita em falta de leitos em Santos daqui a 10, 15 dias!!!! Só orando mesmo!!!!! TRISTE!!!! Deus abençoe os profissionais da SAÚDE!!!!!”.

A também vereadora Telma de Souza (PT) escolheu o Facebook para mostrar sua contrariedade com a falta de empatia de parte da população. Ela também mostrou preocupação com as consequências desse ato.

“Praia lotada, pessoas aglomeradas, muitas sem máscaras… A pandemia, que já atingiu mais de 11 mil santistas e matou 398, foi simplesmente ignorada e as medidas de prevenção desprezadas por milhares de pessoas. Quais as consequências para a Cidade e a Saúde da população?”, questionou Telma.

Doria e Vinholi

O governador do estado, João Doria (PSDB), também criticou o comportamento das pessoas que lotaram as praias da Baixada Santista.

“É muito triste ter de colocar a responsabilidade de cada cidadão nas mãos da Polícia Militar e da Guarda Municipal, além da consciência de proteger a própria vida e das demais pessoas. Não faz nenhum sentido as pessoas frequentarem o espaço público sem máscara. É uma falta de respeito”, disse o tucano.

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi, também se manifestou.

“A Baixada Santista veio para a fase amarela, mas tem de existir atenção total quanto às praias. O regramento veio de cada uma das cidades. Pelo que tenho acompanhado, a fiscalização, que é do município, tem sido feita de forma contundente. O que a gente espera é que a sociedade acompanhe as orientações, usando máscara e não fazendo aglomerações. Caso contrário, isso impactará negativamente nos indicadores da pandemia na região”, destacou.

https://www.instagram.com/p/CCjL009AZ0H/?igshid=egkzy7eu682v
https://www.facebook.com/TelmadeSouza/photos/a.335275993298457/1569781146514596/