Foto: Reprodução

Após agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande multarem um grupo de motoboys, na noite deste domingo (14), houve uma briga entre os dois grupos. Um dos motoboys recebeu um “mata-leão” durante a discussão, o que causou revolta nas pessoas que estavam no local.

A cena ocorreu na Avenida Presidente Costa e Silva, bairro Boqueirão, foi registrada e as imagens foram obtidas pelo G1, nesta terça-feira (16). Dois homens foram levados à delegacia para registro de boletim de ocorrência (BO) por “resistência”.

Um motoboy, de 26 anos, que não quis se identificar, testemunhou o tumulto. Em entrevista ao G1, ele disse que três motocicletas estavam estacionadas na vaga de táxis. Os agentes chegaram ao local e mandaram retirar as motos, o que foi feito pelos motoboys.

No entanto, os guardas afirmaram que, mesmo assim, aplicariam multa. Foi o momento em que começou a briga e os agentes chamaram reforço.

“Um dos motoboys falou que tomar multa ia ‘atrasar o lado dele’, significando que o atrapalharia. O guarda falou ‘vou atrasar, sim, vou continuar atrasando’, e foi aí que começou a briga”, diz a testemunha.

Após um dos guardas aplicar o “mata-leão”, prendendo o motoboy pelo pescoço, as pessoas protestaram contra a atitude violenta. Em seguida, foi usado spray de pimenta nos motoboys e nos moradores até que todos foram dispersados.

Hostilizados

A prefeitura de Praia Grande, via nota, disse uma equipe da GCM foi chamada devido a uma reclamação a respeito de supostas infrações de trânsito na Avenida Costa e Silva. A solicitação partiu dos taxistas que ocupam as vagas de estacionamento do local.

Ainda segundo a administração municipal, além de não acatarem a orientação da equipe para retirada das motos, os motoboys hostilizaram os guardas, que precisaram conter os envolvidos com o uso moderado da força e spray de pimenta, procedimentos autorizados na legislação.