O governo de São Paulo envia, nesta terça-feira (16), 14 novos respiradores para duas cidades da Baixada Santista. Os municípios de Cubatão e Guarujá receberão sete aparelhos cada um.
Ao todo, serão mais 104 respiradores para hospitais localizados em 17 cidades de diversas regiões do estado. Os novos equipamentos permitirão a ampliação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para garantir atendimento a pacientes contaminados pelo coronavírus que estão em estado grave.
Serão destinados 30 novos respiradores à região administrativa de Campinas. O Hospital Municipal Walter Ferrari, de Jaguariúna, receberá dois ventiladores e a prefeitura de Itupeva contará com três unidades. Outros cinco serão encaminhados para a Santa Casa de Valinhos e dez para a prefeitura de Campinas.
O município de São João da Boa Vista será contemplado com cinco respiradores para a Santa Casa e a prefeitura de Mogi Guaçu terá outros cinco para o Hospital Municipal Dr. Tabajara Ramos. Além disso, a Santa Casa de Piracicaba contará com mais cinco equipamentos.
O Vale do Paraíba poderá criar mais 31 novos leitos de UTI com os equipamentos encaminhados à região. Serão dez unidades para a Santa Casa de Lorena, cinco para a Santa Casa de Cruzeiro e mais quatro para a Santa Casa de São José dos Campos. Taubaté receberá 12 equipamentos, sendo dez destinados ao Hospital Municipal Universitário e outros dois para o hospital de campanha.
Grande São Paulo
A Região Metropolitana de São Paulo passa a contar com mais 14 respiradores do lote de equipamentos distribuídos nesta terça-feira. Para Guarulhos serão destinados nove equipamentos para instalação no Hospital Padre Bento, administrado pelo estado. Além disso, mais cinco unidades serão destinadas à prefeitura de Itapecerica da Serra.