Baseado em informações divulgadas pelas prefeituras da região, a Baixada Santista conta, no momento, com 12 casos confirmados do novo coronavírus, com nove mortes sendo investigadas como provocadas pelo Covid-19. Além disso, 582 casos ainda são considerados suspeitos da doença.
A Secretaria de Saúde de Santos divulgou, na noite desta quarta-feira (25), um boletim, no qual informa o aumento de casos confirmados do novo coronavírus na cidade: por enquanto, são dez pessoas, sendo nove moradores do município. Peruíbe a Praia Grande têm um caso confirmado em cada cidade.
Santos mantém 42 pacientes internados, sendo 18 em UTIs. Os casos suspeitos também cresceram e agora são 186, com 144 em isolamento domiciliar e 26 descartes.
As autoridades da saúde da cidade investigam oito mortes de pessoas que apresentavam sintomas similares aos do coronavírus, sendo cinco moradores de Santos.
A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) do município foi notificada, nesta quarta (25), de quatro resultados positivos para Covid-19 em moradores locais, cujas amostras foram analisadas por laboratório particular da cidade.
De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), todos os resultados positivos desse laboratório são reconhecidos e não precisam de contraprova do Instituto Adolfo Lutz (IAL), integrando, assim, as estatísticas oficiais da doença.
Os novos casos confirmados são relativos a dois homens (37 e 65 anos) e duas mulheres (44 e 73 anos). Todos eles estão em isolamento social domiciliar. Na segunda-feira (23), o mesmo laboratório já havia notificado outros quatro resultados positivos de Covid-19 (três deles residentes de Santos e um de Palmeira dos Índios, Alagoas) e, na terça (24), mais um caso positivo em residente de Santos.
Também na terça-feira (24), houve a notificação de caso confirmado em homem, de 39 anos, morador de Santos, atendido em unidade de pronto atendimento na cidade de São Paulo.
Mortes suspeitas
Um novo óbito por suspeita de Covid-19 será investigado pela Seviep. Trata-se de um homem de 75 anos, morador da cidade, que faleceu nesta quarta, em um hospital filantrópico.
As amostras desse paciente serão analisadas pelo IAL. A Seviep investiga, no total, oito mortes por suspeita do novo coronavírus registrados na cidade.
Novos leitos
Os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estruturados pela prefeitura de Santos no Complexo Hospitalar dos Estivadores começaram a receber pacientes com quadro de suspeita do novo coronavírus.
O primeiro deles deu entrada no novo setor, localizado no nono andar do hospital, no início da tarde desta quarta, após transferência da UPA da Zona Noroeste de Santos. O paciente é um homem de 42 anos, morador de São Vicente, que passou a apresentar sintomas similares da doença, no dia 17 de março, e procurou atendimento nesta terça (24), na UPA da ZN, permanecendo em observação.