Os prefeitos da região se reuniram para traçar estratégias - Foto: Reprodução/Facebook

Os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista divulgaram 11 medidas para combater o avanço do coronavírus. Entre elas, a suspensão das aulas da rede pública em todos os municípios da região.

Até o momento, não há previsão de retorno. A suspensão acontece de forma gradativa, até a paralisação total das instituições de ensino no próximo dia 23.

A recomendação é que todas as instituições de ensino particulares também paralisem suas atividades.

Todos os equipamentos públicos das nove cidades terão seu funcionamento suspenso a partir desta terça-feira (17). Somente atividades relacionadas aos setores de saúde, segurança e assistência social permanecem atuando.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, durante reunião entre prefeitos da região e secretários de Saúde, no Paço Municipal de Santos, na manhã desta segunda-feira (16).

A Baixada Santista registra 30 casos suspeitos nesta semana, todos aguardando resultados de exames. As nove cidades da Baixada Santista manterão em funcionamento somente alguns equipamentos, como abrigos e o restaurante Bom Prato. Os municípios aproveitaram a reunião para anunciar a criação de um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus.

O grupo promete agir sempre de forma conjunta, com o obetjvo de adotar medidas mais rigorosas quanto ao combate à doença. Manterá aberto, permanentemente, um canal de comunicação, que unirá as secretarias de saúde da Baixada para mudar o planejamento, na hipótese da doença proliferar.

Com as novas medidas, ficam suspensos todos os eventos públicos e privados, que tenham mais ou menos de 500 pessoas.

Nos hospitais

Para conseguir controlar o movimento das pessoas nos hospitais, os prefeitos anunciaram, ainda, o término das visitas às unidades de saúde. Somente os acompanhantes dos pacientes estarão autorizados a entrar nos locais.

As nove cidades que compõem a Baixada são: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Onze medidas

1-Escolas fechadas: Aulas das escolas municipais suspensas por tempo indeterminado.

2-Equipamentos e atividades públicas: todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer serão suspensas a partir de terça-feira (17) por tempo indeterminado, com exceto serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social.

3-Trabalho nas prefeituras: permitido o home office, de acordo com a liberação das chefias imediata.

4-Eventos públicos estão cancelados.

5-Eventos privados: suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado.

6-Locais de grande circulação: recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shoppings, igrejas, clubes, centro comercial, cinema, teatro e similares.

7-Plano de Contingência: definição das demandas de recursos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes.

8-Comitê Metropolitano Permanente: colegiado com as nove prefeituras se reunirão periodicamente para definir estratégias.

9-Comunicação: campanha conjunta de ações e medidas preventivas.

10-Visitas hospitalares: suspensas por tempo indeterminado.

11-Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo por tempo indeterminado.

Veja o vídeo da coletiva que ocorreu após reunião dos prefeitos da Baixada Santista:

https://www.facebook.com/pauloalexandrebarbosapsdb/videos/347334842838306/