Com o registro de rajadas de vento de até 86 km/h e ondas de quase três metros, a Defesa Civil de Santos acionou estado de observação nos morros santistas, principalmente em função do volume de chuvas na noite desta quarta (6) e madrugada de quinta-feira (7).
O acumulado de chuva nas últimas 72 horas é de 29,8 mm. Segundo o órgão, o pico de altura de onda atingiu 2,71 m às duas horas da manhã desta quinta (7).
A preamar (maré alta) ocorreu às 4 horas, com 1,79 metro na Praticagem e 1,96 m na Ilha Barnabé, às 3h10. O vento mais intenso ocorreu às 20h42 de quarta (6), com rajadas de até 86,75 km/h.
Duas ocorrências foram registradas: uma queda de árvore na rua Gastão Vidigal, no Jabaquara, e queda de tapume em um prédio na Avenida Bernardino de Campos, no Canal dois.
Frente fria
O avanço da frente fria deverá provocar mais ventos fortes, chuva e ressaca na região, de acordo com previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta).
Também estão previstas alterações na maré. O nível do mar, na baía de Santos, pode ultrapassar 2,1m, no período da tarde desta quinta (7), representando um aumento de 60cm em relação à tábua de maré.
No interior do estuário, o aumento será maior: a previsão é de que o nível do mar ultrapasse 2,3m, no período da tarde.