A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que nesta quarta-feira (27) o município tem 503 casos confirmados da Covid-19. Atualmente são 342 notificações suspeitas do novo coronavírus, investigadas e com acompanhamento da Vigilância Epidemiológica. São 49 pacientes hospitalizados, sendo 15 deles em UTI. Outros 309 casos foram descartados e 344 pessoas estão recuperadas (fim do isolamento social ou alta hospitalar).
A SMS registra 29 óbitos confirmados desde o início da pandemia na cidade; a Secretaria investiga ainda 8 mortes suspeitas de terem sido causadas pela Covid-19; até o momento, 13 óbitos foram descartados após teste do novo coronavírus.
Máscaras e velórios
Decreto editado pelo prefeito Ademário Oliveira proíbe, a partir desta quarta-feira (27), a realização de velórios na cidade de Cubatão e torna obrigatório o uso de máscara de proteção facial em todo território municipal, enquanto perdurar a situação de emergência e o estado de calamidade pública decorrentes da pandemia da Covid-19.
A não obediência ao decreto nº 11.242, publicado no diário oficial do município, prevê a penalidade de multa às pessoas que trafegarem sem o uso da máscara nas vias públicas, repartições e equipamentos públicos, transporte coletivo, táxis e transporte por aplicativos. Da mesma forma, é obrigatório o uso da máscara nos estabelecimentos comerciais, empresariais e de prestação de serviços.
Além de multa, os proprietários e responsáveis responderão criminalmente, de acordo com a legislação em vigor, pela permanência de pessoas sem o uso da proteção facial em seus estabelecimentos. As indústrias devem ter regras de segurança específicas contemplando os requisitos sanitários de enfrentamento ao novo coronavírus.