Com o objetivo de sanar problemas provocados por fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista em março, causando a morte de dezenas de pessoas, a prefeitura de Santos está executando obras emergenciais em seis pontos do Morro São Bento. Os serviços, que devem ser concluídos até o final de setembro, contam com recursos do governo do estado.
Após a retirada dos materiais decorrentes dos deslizamentos e colocação de lonas para proteger as áreas, foram feitas sondagens, que serviram de base para os técnicos definirem as soluções adequadas para cada local.
Segundo o engenheiro Carlos Barros, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, na Avenida Santo Antônio do Valongo, próximo ao acesso da Rua São João, está sendo implantado o solo grampeado.
O trabalho consiste na escavação do solo, perfuração, instalação dos grampos (barras de aço), colocação de drenos e projeção de concreto, tudo para a estabilização da encosta.
Na Avenida Santo Antônio do Valongo, em frente ao nº 352, além da perfuração e aplicação de chumbador na área que também vai receber a técnica do solo grampeado, está sendo construída uma escada hidráulica.
Erosões
São degraus que servem para diminuir a velocidade da descida da água de chuva, evitando erosões.
Nas demais frentes de trabalho – Av. Santo Antônio do Valongo, próximo à escadaria São Domingos; Rua São Roque; encostas das ruas Santa Valéria e Santa Marta – estão sendo executadas a limpeza da camada vegetal e a terraplanagem com a remoção de material do solo que está solto na área inclinada que sustenta o morro.