Por Fórum
O Observatório da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, registrou na noite desta sexta-feira (8) que o Brasil já tem 10.017 mortes por covid-19 em seu território.
Chama a atenção o fato de que a casa de estudos mostra números sobre o Brasil superiores aos apresentados pelo Ministério da Saúde, que reconhece 9.897 mortes e 145.328 infectados – a Johns Hopkins aponta 145.892.
De qualquer forma, a questão é que o país passou a ser o sexto do mundo a superar a marca das 10 mil vítimas fatais pela pandemia do novo coronavírus.
Na frente do Brasil estão: França, com 26,2 mil; Espanha, com 26,5 mil; Itália, com 30,2 mil; Reino Unido, com 31,7 mil e Estados Unidos, com 77,2 mil.
No entanto, o Brasil vem mostrando um número diário de falecimento bastante acima de França, Espanha e Itália, com mais de 600 mortes por dia.
Últimas semanas
Enquanto isso, os países do sul da Europa, que já tiveram picos semelhantes aos que o Brasil tem atualmente, vêm registrando médias abaixo dos 400 nas últimas semanas.
Mesmo diante desse quadro de extrema gravidade, que mostra como o país não está sabendo controlar a crise de saúde gerada pela pandemia, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, parece estar despreocupado, e organizará um churrasco neste fim de semana, para cerca de 3 mil convidados.