Foto: Divulgação/PMPG

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande começou, nesta semana, a desenvolver ações usando drones para fiscalizar e orientar pessoas que, eventualmente, estejam se aglomerando em locais públicos da cidade. A iniciativa também serve para alertar sobre a importância da utilização das máscaras de proteção.

Os testes com os equipamentos ocorreram na Praça Duque de Caxias, no Canto do Forte, e na feira livre do Quietude. Foram utilizados três drones, recentemente adquiridos pela prefeitura.

Os drones são específicos para a Segurança Pública e têm o diferencial de contarem com um dispositivo capaz de emitir mensagens sonoras, por meio de um alto-falante acoplado no próprio equipamento. A mensagem pode ser pré-gravada ou emitida no momento da ação, conforme a necessidade.

Por enquanto, os equipamentos serão operados pelas equipes da Guarda Ambiental, que já atuam com drones na contenção de invasões em áreas de proteção ambiental.

Patrulhamento

Contudo, a intenção é que equipes do Patrulhamento Comunitário Integrado (PCI) também sejam treinadas para utilizar os drones, com o objetivo de patrulhamento para combate ao coronavírus.

Os drones têm autonomia de voo de 30 minutos, com três baterias reservas para cada equipamento. Possui, além do alto-falante, holofote e sinalizador.