Alberto Mourão (PSDB), prefeito e Praia Grande, declarou que está estudando a possibilidade de adotar um “rodízio humano” no município, para combater o avanço do novo coronavírus. A ideia é estabelecer dias para que parte da população frequente o comércio. Segundo o prefeito, o objetivo é fazer com que a atividade econômica da cidade seja reativada.
Mourão fez o anúncio durante uma live, realizada pelo Grupo Tribuna, nesta quinta-feira (16). Ele disse que a iniciativa seria similar ao rodízio de veículos, com uma tabela para determinar horários para as pessoas frequentarem os comércios, dividindo os grupos pelo final do número do RG.
“A explicação é bastante simples. Para ir ao supermercado, por exemplo, poderíamos dividir as pessoas em uma tabela. Na segunda-feira, das 7 às 11 horas, o grupo com final 0 e 1 de RG estará liberado para frequentar o supermercado. Das 11 às 15, o grupo com final 2 e 3, e no terceiro turno, o grupo 5 e 6. Assim por diante. A ideia é permitir que cada pessoa possa ir ao supermercado duas vezes por semana, por exemplo”, tenta explicar.
Outros comércios
“Duas vezes por semana a pessoa vai ao supermercado e com isso você reduz em 80% o fluxo de rua. Depois, você vai fazendo isso com o banco e com outros comércios, adaptando para cada estabelecimento uma tabela, de forma que só 20% da população esteja diariamente na rua, mas que garanta que semanalmente todos façam o consumo”, acredita ele.