Enfim, os torcedores do Santos acordaram do pesadelo e o clube da Vila Belmiro está de volta à elite do futebol nacional. O Peixe derrotou o Coritiba por 2 a 0, na noite desta segunda-feira (11), na capital paranaense, e conseguiu o tão sonhado acesso à Série A com duas rodadas de antecedência. Os gols foram de Wendel e Otero.
A ratificação da vaga representou o cumprimento do principal objetivo do Santos em 2024. Dessa forma, a diretoria já começa a projetar os primeiros passos para 2025, quando o clube disputará, além do Campeonato Paulista, o Brasileiro e a Copa do Brasil.
Uma das prioridades é definir qual será a comissão técnica, além da montagem do elenco e a procura por um nome de destaque. O presidente Marcelo Teixeira e os torcedores sonham com a volta de Neymar.
Caso conquiste o título da Série B, que ainda não está garantido, o clube ganha o direito de entrar na Copa do Brasil já na terceira fase da competição.
E o dinheiro?
Para reformular o elenco e contratar um nome de peso, a diretoria vai precisar de dinheiro. O balanço financeiro desta temporada será publicado somente no primeiro trimestre de 2025.
Porém, reportagem do Globo Esporte aponta que o Santos receberá aproximadamente R$ 25 milhões com os direitos de transmissão de seus jogos em 2024.
Para o próximo ano, os valores devem ultrapassar R$ 100 milhões, a se considerar as participações na Copa do Brasil, Brasileirão e Campeonato Paulista.
O treinador
Fábio Carille não tem sua permanência assegurada. O contrato do treinador estipula que o acesso para a Série A resulta na renovação automática do vínculo. Porém, a maioria da diretoria é contra.
A tendência, portanto, é que o Santos se reúna com o empresário de Carille para propor uma rescisão amigável, de acordo com informações de Yago Rudá, no GE.
Desmanche
O Santos prepara um demanche em seu elenco. Jogadores como Alison, Pedrinho, Laquintana e Renan devem deixar o clube. Além disso, existe uma lista de atletas emprestados e, em alguns casos, há a possibilidade de retornos. Entre eles, estão Soteldo, Zanocelo, Lucas Lima, Morelos, Lucas Barbosa e Rodrigo Fernández.
“O peixe voltou a nadar”
Santista fanático, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), usou as redes sociais para celebrar o retorno do clube da Vila Belmiro à Série A. “Estou na Cop-29, representando o presidente Lula, e já temos uma boa notícia para o meio ambiente: o peixe voltou a nadar”, postou.
Estou na COP-29, representando o presidente @lulaoficial, e já temos uma boa notícia para o meio ambiente: o peixe voltou a nadar. 🐟 pic.twitter.com/aseP6Z3lDh
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) November 12, 2024