Os músicos Alessandro Penezzi e Fábio Peron - Foto: Divulgação

Alessandro Penezzi (violão 7 cordas) e Fábio Peron (bandolim 10 cordas) lançam seu primeiro CD juntos. A apresentação será nesta sexta-feira (15), na sede do Clube do Choro de Santos.

Contemplado pelo Proac/2020, o disco contempla uma seleção de 10 choros e valsas autorais e inéditos.

O single “Chorinho pra Dominguinhos”, da dupla Penezzi e Peron, entrou nas plataformas digitais no dia 11 de fevereiro. O segundo single “Choro pro Pirajá” chegou em 22 de abril.

A história do CD começou no primeiro semestre de 2021. Penezzi e Peron se dedicaram a compor, tocar, definir repertório e o que eles queriam narrar com aquelas canções.

Segundo Fábio, isso obedece a uma ordem subjetiva “porque na música instrumental não temos uma letra com um idioma para dizer sobre o que é aquilo. Mas a gente concorda que tem uma história sendo contada com a sequência dessas músicas e sua variedade de ritmos e andamentos”.

O repertório

Com todas as canções inéditas, o trabalho é composto por choros lentos, sambados, de andamento médio, valsas rápidas e lentas. Muitos deles feitas em homenagem a amigos e pessoas que eles admiram.

É o caso de “Chorinho pra Dominguinhos”, dedicado ao lendário sanfoneiro e compositor, “Choro do Pirajá”, para um amigo luthier, e “Mestre Miltinho”, bandolinista e cavaquinista parceiro de ambos.

Alessandro Penezzi

Multi-instrumentista e compositor, é considerado um dos principais violonistas de 7 cordas do Brasil, além de tocar violão tenor, cavaquinho, bandolim e flauta. Em 2018, venceu o 29º Prêmio da Música Brasileira na categoria melhor álbum instrumental com o disco “Quebranto”, em parceria com Yamandu Costa.

Nascido em Piracicaba (SP), é formado em violão erudito e é bacharel em Música Popular. Integrou o Regional de Carlos Poyares, Trio Quintessência e Grupo Choro Rasgado. Já formou duos com o maestro Laércio de Freitas e os clarinetistas Alexandre Ribeiro e Nailor Proveta.

Tocou com Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Beth Carvalho, Sílvio Caldas, Alaíde Costa, D. Ivone Lara e as orquestras Jazz Sinfônica de São Paulo e Sinfônica de Londres.

Apresentou-se nos Estados Unidos, Rússia, Itália, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Argentina, Uruguai, Colômbia, Portugal, entre outros países. Abriu o show de Wayne Shorter, no 30º Skopje Jazz Festival (Macedônia), e compôs a trilha sonora de SOS Fada Manu, animação brasileira (canal Gloob), além de ter obras publicadas internacionalmente.

Fábio Peron

Começou a tocar aos 5 anos de idade. Dedica-se à composição, pesquisa e arranjo de vários períodos e estilos da música no mundo. Tem como instrumento principal o bandolim de 10 cordas, mas também tem fluência em outros, como o violão de 6 e 7 cordas e cavaquinho.

No currículo, shows e gravações com Paulo Vanzolini, André Mehmari, Amilton Godoy, Arismar do Espírito Santo, Thiago Espírito Santo, Lea Freire, Silvia Goes, Naylor Proveta Azevedo, Mestrinho, entre outros.

Lançou seu primeiro CD em 2011, “Fábio Peron em Boa Companhia”. Em 2013 gravou “Roupa Na Corda”, com Arismar do Espírito Santo e Léa Freire. No ano seguinte veio “Alma de Músico”, com Thiago Espírito Santo e Mestrinho do Acordeon.

Em 2015, lançou seu segundo trabalho solo, “Fábio Peron e a Confraria do Som”, que conta com participações de Arismar do Espirito Santo, Thiago Espirito Santo, Izaías Bueno de Almeida, Alexandre Ribeiro, Ricardo Herz, Chico Pinheiro e Zé Barbeiro, entre outros.

Serviço

Show: Alessandro Penezzi e Fábio Peron;

Data: Sexta-feira, 15 de novembro;

Local: Clube do Choro de Santos;

Endereço: Rua XV de Novembro, 68 – Centro de Santos;

Horário: 20 horas;

Valor: gratuito.