BNegão - Foto: Divulgação

Santos se transforma, neste final de semana, na capital da música e ocupa o Centro Histórico, com uma programação plural, diversa e acessível. A primeira noite da 12ª edição do Santos Jazz Festival traz quatro shows, nesta sexta-feira (26), a partir das 19 horas, todos gratuitos.

O fechamento com chave de ouro é com a banda funk e soul Black Mantra e o rapper BNegão no show “Tim Maia Racional”, que apresenta a junção de soul, blues, e reggae da fase mística de Tim Maia.

Canções como “Imunização Racional (Que Beleza)”, “Bom Senso” e “O Caminho do Bem” são alguns dos sucessos dessa safra da década de 1970 de Tim Maia.

“A junção que deu origem a esse projeto nasceu de um convite para uma festa do Daniel Tamenpi, um dos maiores pesquisadores de música. E deu tão certo que tem esgotado ingressos há anos. É um prazer danado fazer esse som com a Black Mantra, uma banda absurdamente potente, o que acaba permitindo ter a pressão do som de hoje com aquele repertório maravilhoso do Tim. É isso que vamos levar ao Santos Jazz”, contou o rapper BNegão, MC da banda Planet Hemp.

A programação começa já no happy houràs 19 horas, com um lançamento: Keep on, o quinto álbum solo do guitarrista e compositor Mauro Hector. Acompanhado no palco pelos músicos Caio Pamplona (baixo) e Igor Willcox (bateria), ele apresentará seu repertório autoral e instrumental, percorrendo estilos como blues, jazz, fusion, rock e country.

Em seguida, um tributo especial aos 80 anos de Chico Buarque. O tradicional duo santista Choro de Bolso, formado por Marcos Canduta (violão) Débora Gozzoli (flauta), que neste ano completa bodas de prata de carreira, estará ao lado do cantor Conrado Pouza e dos músicos Danilo Oliveira (baixo) e Fabiano Guedes (bateria).

“Genialf” – Vitor Cabral Septeto & Thalma de Freitas

A programação de sexta-feira (26) tem, ainda, um destaque da curadoria do festival para esta edição: um tributo especial a Johnny Alfum dos responsáveis pela mistura do jazz com o samba, criando novos arranjos e harmonias que deram o tom da bossa nova.

Vitor Cabral Septeto & Thalma de Freitas apresentarão o show “Genialf”. O nome é uma referência à forma como Tom Jobim reconheceu a genialidade de Johnny.

Realização

Todas as apresentações serão nos Arcos do Valongo. O 12º Santos Jazz Festival tem patrocínio das empresas Compass e Santos Brasil, por meio de chancela da Lei federal Rouanet do Ministério da Cultura. Correalização: Prefeitura Municipal de Santos. Apoio Institucional: Sesc Santos, Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto conta, também, com emenda parlamentar dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira e Marcos Libório.

Confira aqui a programação completa.