Início Cultura

Black Mantra e BNegão trazem fase Racional de Tim Maia ao Santos Jazz Festival

Noite começa com lançamento do álbum de Mauro Hector e, em seguida, homenagem aos 80 anos de Chico Buarque, com Choro de Bolso, Conrado e muito mais

BNegão - Foto: Divulgação

Santos se transforma, neste final de semana, na capital da música e ocupa o Centro Histórico, com uma programação plural, diversa e acessível. A primeira noite da 12ª edição do Santos Jazz Festival traz quatro shows, nesta sexta-feira (26), a partir das 19 horas, todos gratuitos.

O fechamento com chave de ouro é com a banda funk e soul Black Mantra e o rapper BNegão no show “Tim Maia Racional”, que apresenta a junção de soul, blues, e reggae da fase mística de Tim Maia.

Canções como “Imunização Racional (Que Beleza)”, “Bom Senso” e “O Caminho do Bem” são alguns dos sucessos dessa safra da década de 1970 de Tim Maia.

“A junção que deu origem a esse projeto nasceu de um convite para uma festa do Daniel Tamenpi, um dos maiores pesquisadores de música. E deu tão certo que tem esgotado ingressos há anos. É um prazer danado fazer esse som com a Black Mantra, uma banda absurdamente potente, o que acaba permitindo ter a pressão do som de hoje com aquele repertório maravilhoso do Tim. É isso que vamos levar ao Santos Jazz”, contou o rapper BNegão, MC da banda Planet Hemp.

A programação começa já no happy houràs 19 horas, com um lançamento: Keep on, o quinto álbum solo do guitarrista e compositor Mauro Hector. Acompanhado no palco pelos músicos Caio Pamplona (baixo) e Igor Willcox (bateria), ele apresentará seu repertório autoral e instrumental, percorrendo estilos como blues, jazz, fusion, rock e country.

Em seguida, um tributo especial aos 80 anos de Chico Buarque. O tradicional duo santista Choro de Bolso, formado por Marcos Canduta (violão) Débora Gozzoli (flauta), que neste ano completa bodas de prata de carreira, estará ao lado do cantor Conrado Pouza e dos músicos Danilo Oliveira (baixo) e Fabiano Guedes (bateria).

“Genialf” – Vitor Cabral Septeto & Thalma de Freitas

A programação de sexta-feira (26) tem, ainda, um destaque da curadoria do festival para esta edição: um tributo especial a Johnny Alfum dos responsáveis pela mistura do jazz com o samba, criando novos arranjos e harmonias que deram o tom da bossa nova.

Vitor Cabral Septeto & Thalma de Freitas apresentarão o show “Genialf”. O nome é uma referência à forma como Tom Jobim reconheceu a genialidade de Johnny.

Realização

Todas as apresentações serão nos Arcos do Valongo. O 12º Santos Jazz Festival tem patrocínio das empresas Compass e Santos Brasil, por meio de chancela da Lei federal Rouanet do Ministério da Cultura. Correalização: Prefeitura Municipal de Santos. Apoio Institucional: Sesc Santos, Secretaria Municipal de Cultura.

O projeto conta, também, com emenda parlamentar dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira e Marcos Libório.

Confira aqui a programação completa.

Sair da versão mobile