O 1º Festival Gastronômico Sanducará, que tem como tema o pão de cará, eleito, em 2022, Patrimônio Cultural Imaterial de Santos, promove um workshop, a cargo do chef Jeff Silva, da Bunge Alimentos. O objetivo é transmitir aos participantes como preparar a iguaria.
O evento, aberto ao público, mas com vagas limitadas, será no dia 17 de junho, a partir das 14 horas, na sede do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Vale do Ribeira (Sinaspan), à Avenida Afonso Pena, 736, no Macuco, em Santos. Para participar, basta se inscrever, gratuitamente, por meio do WhatsApp (13) 99742-6063.
Durante o workshop o participante receberá informações sobre a história da iguaria, instruções para o preparo do pão de cará tradicional, o pão de cará com o tubérculo cará, o pão de cará integral e, também, o pão de caramelo.
“O pão de cará é feito com o purê de cará, o tubérculo. Envolve etapas como a separação dos ingredientes, manipulação e estruturação da massa de forma ideal para que saia macio e saboroso após a fornada”, relatou o chef.
Jeff Silva revelou, ainda, uma curiosidade: o cará, tubérculo de origem africana, chegou à região pelas mãos de imigrantes. Começou a ser aplicado no pão durante a Primeira Guerra Mundial, quando a farinha importada vinha em pouca quantidade e com custo alto. Foi quando começaram a usar batata, inhame e cará no pão, para render a receita e baratear o custo.
O festival
Treze padarias da Baixada Santista estão participando do Festival Sanducará, com receitas próprias em lanches autorais com o pão de cará, que estarão disponíveis até o dia 30 de junho, custando entre R$ 15 e R$ 35.
O 1º Festival Gastronômico Sanducará é uma realização do Sinaspan, correalização da SantosPress Comunicação e Curitiba Honesta. Patrocínio: SunMobi Energia, Bunge Alimentos e BRF Sadia. Apoio Institucional: Sebrae ER Baixada Santista e Prefeitura de Santos – Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo. Media Partner: Revista Nove. Apoio Cultural: TC Car, Vovó Mocinha e Nova Emergências.
Confira as receitas das 13 padarias da Baixada:
Guarujá
1-Rafael Vidal – Caraipiria
Pão de cara selado na manteiga na chapa, servido com filé de sobrecoxa desossada crocante, creme de queijo gorgonzola, agrião fresco, crispy de presunto parma e geleia de laranja.
Praia Grande
2-Dona Manuela – Frango Pesto
Pão de cará, peito de frango grelhado com pesto de manjericão, tomate seco, rúcula e queijo parmesão.
3-Pammer – Cará da Sogra
Pão de cará, carne seca, queijo coalho e geleia de pimenta.
Santos
4-Arco Íris – Romeu e Julieta na entrada
Pão de cará com Romeu e Julieta na entrada.
5-Casaria – Mortadela Casaria
Pão de cará, mortadela, muçarela de búfala, rúcula, vinagrete de alho poró e tomate seco.
6-Du Forno – Volta ao Mundo
Pão de cará, frango desfiado, pimentão e maionese com páprica.
7-Pio XII – Caracolis
Pão de Cará recheado com omelete de brócolis com fatias de provolone ao molho tártaro.
8-Luxor – Croque Madame no Cará
Pão de cará, molho bechamel, presunto, queijo tipo estepe, bacon e ovo frito.
9-Pinheiro Machado – Calagarto
Pão de cará, lagarto a vinagrete com muçarela, maionese e salada.
10-Rainha da Barra – Caralouco
Pão de cará com lagarto, cebola, tomate, pimentão amarelo, pimentão vermelho e temperos.
11- Roxy – Cará Melt
Pão de cará tostado no azeite, salame hamburguês, cheddar, alface, tomate temperado com mel, mostarda e orégano.
- Santa Cecília – Oxente Cará
Pão de cará, carne seca desfiada na chapa, cream cheese e alho poró.
- Santo Antônio do Litoral – Releitura do lanche da vovó
Pão de cará com rúcula, patê de atum e tomate cereja.