Foto: Francisco Arrais/PMS

Eleito Patrimônio Cultural Imaterial de Santos em 2022, o pão de cará será tema de um evento que promete atrair público de toda Baixada Santista.

O lançamento do 1º Festival Gastronômico Sanducará será realizado nesta quinta-feira (6), às 19 horas, no Centro Português de Santos. O evento é uma celebração ao tradicional pão de cará.

O festival vai deste sábado (8) até o dia 30 de junho, promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (Sinaspan).

Os estabelecimentos da Baixada Santista participantes terão a oportunidade de demonstrar criatividade e excelência culinária por meio de sanduíches autorais, preparados com o produto.

“Poucas cidades têm o privilégio de ter um item gastronômico que o represente. Santos tem. O festival promove ainda um produto gastronômico que é o segundo item mais vendido em todas as padarias da região e que tem um valor afetivo com todo o santista. Mesmo que ele já esteja indo para outras padarias do litoral e algumas e de outros municípios como São Paulo e Serra Negra, é uma ótima oportunidade de aproximar e unificar as padarias”, afirmou Antonio Pires Gomes, presidente do Sinaspan, em entrevista ao Diário do Litoral.

A programação inclui, além do festival gastronômico, um workshop especial sobre o pão de cará, liderado pelo chef Jeff Silva, da Bunge Alimentos. O evento será no dia 17 de junho, a partir das 14 horas, na sede do Sinaspan e aberto ao público mediante inscrições prévias.

O participante receberá informações e instruções sobre como preparar o produto. “O pão de cará é feito com o purê de cará, o tubérculo. Envolve etapas como a separação dos ingredientes, manipulação e estruturação da massa de forma ideal para que saia macio e saboroso após a fornada”, relatou o chef.

Jeff Silva revelou, ainda, uma curiosidade: o cará, tubérculo de origem africana, chegou à região pelas mãos de imigrantes. Começou a ser aplicado no pão durante a Primeira Guerra Mundial, quando a farinha importada vinha em pouca quantidade e com custo alto. Foi quando começaram a usar batata, inhame e cará no pão, para render a receita e baratear o custo.

Visita técnica

Outra atração do evento é que, no dia 24 de junho, os colaboradores das 15 padarias participantes farão uma visita técnica a Bunge Alimentos, em São Paulo.

“Com o envolvimento da comunidade local e o apoio de entidades e empresas, o 1º Festival Sanducará está destinado a se tornar um marco no calendário cultural e gastronômico de Santos”, apostou Antonio Gomes.