A Prefeitura proibiu a circulação de pessoas pelo calçadão da orla de Santos a partir deste sábado (4), com a colocação de grades e fitas zebradas. A medida foi decretada nesta sexta-feira e tem validade de uma semana, podendo ser ampliada ou flexibilizada após esse período, de acordo com a evolução dos contágios pelo novo coronavírus na Cidade. (Veja o vídeo)
Já a ciclovia ficou limitada ao uso exclusivo daqueles que usam bicicleta para trabalhar, ficando vetada para atividades esportivas, turísticas e de lazer. Os decretos municipais 8.896 (19/3/2020) e 8.898 (20/3/2020) declararam, respectivamente, estado de emergência e estado de calamidade pública na Cidade.
No domingo, o que se viu em um vídeo postado na internet, foram dois homens perto de uma viatura da Guarda Civil Municipal, que está fazendo o controle e aconselhando a pessoas a ficar em casa, e um desses homens corre em círculos, fazendo graça e falando com os guardas. Parece que insistia que queria correr na praia, apesar de aparentar estar bem acima do peso.
A Reportagem apurou que o autor do vídeo acionou a Polícia Militar, já que em caso de desrespeito às determinações, com respaldo do artigo 268 do Código Penal, os infratores estão sujeitos a pena de detenção e multa. Os dois foram embora antes da viatura chegar.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Santos informou que a Guarda Civil Municipal relatou apenas que os munícipes em questão estavam pedindo ao guarda informações sobre a proibição da presença de pessoas no calçadão, e que ambos deixaram o local na sequência.