A cantora Jacque Falcheti e o Trio Retrato Brasileiro - Foto: Nina Pires

A obra de Noel Rosa, o poeta de Vila Isabel, é tema da próxima edição do projeto cultural Chorinho no Aquário, neste sábado (19), às 18 horas, na Ponta da Praia, em Santos. No show “Outras Bossas”, a cantora Jacque Falcheti e o Trio Retrato Brasileiro, dão voz a canções, crônicas e personagens, trazendo um Noel que dialoga com a tradição e a modernidade.

“Estamos muito felizes com essa homenagem ao Noel. Selecionamos composições que representam a obra e vão ao encontro do que acredito de valores, estética musical e diálogo com temas contemporâneos. É um Noel que saiu do preto e branco para muitas cores, com instrumentos não tradicionais do samba no palco, arranjos com exploração de timbres, texturas e ritmos. Trazemos um Noel apaixonado, crítico, existencialista, o cronista do Brasil”, afirmou Jacque.

No palco, com ela, o Trio Retrato Brasileiro, com Gabriel Peregrino (vibrafone), Guilherme Saka (guitarra) e Théo Fraga (contrabaixo). Os quatro artistas se reuniram para o projeto em 2020, gravando um álbum em celebração aos 110 anos de Noel Rosa, e que já ultrapassa mais de 10 mil plays nas plataformas de streaming.

O espetáculo que vem ao Chorinho do Aquário foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, do Governo de São Paulo, e está excursionando pelo estado. No repertório estão canções consagradas, como “Feitiço da Vila” e “Último Desejo”. Noel deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o samba, o povo e personagens como Mulato Bamba, João Ninguém, Maria Fumaça, Tipo Zero, que fazem parte do imaginário popular.

Serviço:

Projeto Chorinho no Aquário.

Local: Praça Vereador Luiz La Scala – Aquário Municipal – Ponta da Praia – Santos;

Dia/Horário: todos os sábados, às 18 horas;

Realização: Associação dos Artistas e Prefeitura de Santos (Secretaria Municipal de Cultura);

Patrocínio: Santos Brasil, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Terminais AGEO, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura;

Apoio Institucional: Clube do Choro de Santos;

Entrada gratuita.

Em caso de chuva, a programação pode sofrer alteração e ser remarcada para outra data.