Foto: Reprodução/TV Globo

Por Henrique Rodrigues

O Brasil venceu a Suíça, nesta segunda-feira (28), em sua segunda partida da primeira fase da Copa do Mundo do Catar. A seleção pentacampeã mundial marcou aos 36 minutos do 2° tempo, com o volante Casemiro, que dominou uma bola dentro da área a colocou no canto alto esquerdo do goleiro suíço Yann Sommer.

Richarlison, o centroavante que foi o grande nome do Brasil na estreia contra a Sérvia, marcando os dois gols da vitória, na última sexta (24), teve uma atuação apagada ao enfrentar dificuldades em se sobressair à defesa do time europeu. Ele foi substituído por Gabriel Jesus aos 28 minutos do 2° tempo.

O jogo foi truncado o tempo todo, com os suíços impondo forte marcação ao Brasil, que até criou oportunidades, embora não conseguisse finalizar de maneira eficiente. Vini Jr chegou a abrir o placar aos 18 minutos do 2° tempo, mas três minutos depois o árbitro salvadorenho Iván Bárton anulou o gol, marcando impedimento no início da jogada, ainda no meio-campo, orientado pelo VAR.

Com o resultado, a seleção brasileira conseguiu classificação antecipada às oitava, e lidera com seis pontos em dois jogos o Grupo G da Copa do Mundo do Catar, seguido pela própria Suíça, que venceu na primeira rodada e tem três pontos. Na terceira posição vêm Camarões e Sérvia, com 1 ponto. A equipe africana está à frente do selecionado dos Balcãs por conta do saldo de gols.