Foto: Renato Ribeiro

O grupo de teatro “O Casulo Viajante” promove, a partir deste domingo (12), o projeto “Historietas Carnavalescas na Estrada”, em cinco cidades da Baixada Santista.

O espetáculo mistura teatro de rua e Carnaval circulando pela região na “Kombinam”.

“Pode ser dentro ou fora de época, afinal a alegria e a arte pedem passagem. Uma kombi com aspiração a trio elétrico, que de tão antiga veio de outros carnavais, e que de tanto rodar traz histórias de tempos atrás”, destaca Brunna Talita, contadora de histórias e produtora do grupo.

Ela conta que a kombi se transforma em um quintal feito casa da Tia Ciata, para festejar as marchinhas de Carnaval e celebrar a história de seus intérpretes. Personagens como Chiquinha Gonzaga, Assis Valente, Zé Kéti e Pixinguinha estarão presentes nas matinês, por meio de suas canções.

“Depois do espetáculo circular em diversos equipamentos culturais da cidade de São Paulo, vamos apresentá-lo na Baixada Santista. Serão realizadas cinco apresentações, gratuitas, do espetáculo narrativo ‘Historietas Carnavalescas’, em espaços públicos das cidades de Bertioga, Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá. O espetáculo tem duração de 45 minutos e é livre para todas as idades e todas as pessoas”, relata Brunna.

Sobre o grupo

O “Casulo Viajante” começou a circular em janeiro de 2017, com o projeto piloto “Kombi Biblioteca”, que busca aproximar o leitor do livro e vice-versa. De forma lúdica, o projeto tem o objetivo de fomentar e promover a democratização do livro, por meio da mediação de leitura, e articular leitura com outras expressões culturais.

“Assim, ao longo destes cinco anos de existência, foram muitas apresentações, intervenções artísticas, oficinas, visando sempre a valorização e respeito à infância, acesso e democratização de livros e espaços de leituras. Em 2018, ampliamos a ação cultural por meio da música, a fim de apresentar e trocar experiências sonoras da Música Popular Brasileira para crianças. Assim, surgiu o espetáculo ‘Historietas Carnavalescas’”, diz a produtora.

Ficha técnica:

Brunna Talita – narradora de histórias; Fernanda Broggi – musicista; Renato Ribeiro – músico; produção: “O Casulo Viajante”; projeto contemplado pelo ProacLAB 2021.

Serviço:

São Vicente: 12 de junho, às 11 horas, no Instituto Camará Calunga.

Bertioga: 13 de junho, às 9 horas, na NEIM Professor José do Amparo.

Guarujá: 13 de junho, às 14 horas, no Clube Saldanha da Gama, Pouca Farinha.

Cubatão: 14 de junho, às 9 horas, na UME Estado do Amazonas.

Santos: a definir.