Os irmãos, de 4 e 2 anos, foram contaminados com o coronavírus na escola- Reprodução

A cidade de São Vicente tem 19 casos suspeitos de coronavírus e duas crianças (2 e 4 anos) que testaram positivo para o vírus. A mãe diz já estar com todos os sintomas da doença, fez o teste e espera o resultado.

A história da contaminação dos dois irmãos teria relação com a escola que estudam em São Vicente. Segundo a mãe, “teve uma festa no dia 15 de março, que meu filho não foi, pois era aniversário da irmã, e a mãe do aniversariante à noite, mandou uma mensagem dizendo que era para ter cuidado quem teve contato com o filho dela, pois a sogra estava com sintomas do Coronavírus e o resultado sairia na segunda-feira seguinte, dia 16.

“Questionei tudo e essa mãe falou que a sogra tinha vindo de fora (Itália), mas como não apresentou sintomas não deixou de ter contato com as pessoas, inclusive, com o neto, mas que não era nada, só uma falta de ar…”.

Tossindo muito, a mãe ainda disse que ficou muito irritada, pois é o primeiro ano da filha da escola, em razões dos problemas de saúde dela. “Fomos na Santa Casa de Santos e nos atenderam muito bem lá. Não questionaram nada e até aí eles estavam com uma gripe. Mandaram ficar de olho na minha filha, pelos problemas que ela tem.”

Ela relatou que as crianças fizeram a contraprova e ela o exame. “No começo, me ligavam de meia em meia hora. Agora não ligam mais. Como tenho o oxigênio em casa por causa da doença da minha filha, não precisamos ficar internados.”

A mãe disse que a orientação que receberam é ficar em casa e não sair. “Quando chegamos no hospital usamos as máscaras, mas não tivemos nenhum retorno da vigilância sanitária. Meu filho estava bem, minha filha, não. E eu com dor de cabeça.”

A desconfiança do laudo

Ela diz ter ficado intrigada, pois não recebeu nenhum papel para retirada dos resultados. “Chamei ontem para saber o resultado. No Crei pediram para aguardar, pois disseram que o pessoal da Vigilância Sanitária não trabalha no final de semana e só estariam lá na segunda.”

Ela recebeu um print com o resultado de um dos filhos. “Percebi que eles escolhem o que vão divulgar. Eles me disseram que enquanto não tiver o resultado da contraprova não é considerado positivo. A médica da minha filha disse que nesse exame não existe falso positivo. É que nem exame de gravidez. Estamos perdidos. Ninguém sabe de nada. Sei de outras crianças da escola dele que estão na UTI com a doença e ninguém fala nada.”

Descartou
A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que, até o momento, o Município registra 19 casos Suspeitos para Covid-19 (Coronavírus). Do total, 17 pacientes estão em isolamento social. Outros dois encontram-se internados. Três casos registrados anteriormente tiveram resultados negativos para a doença. Até o momento, não há caso confirmado para Covid-19 na Cidade.

Sobre os exames feitos pelo Instituto Adolfo Lutz, o resultado leva, aproximadamente, sete dias para ser concluído. A Sesau tem solicitado ao Instituto, diariamente, a priorização da liberação dos resultados.