A 10ª edição da Festa do Livro, pela primeira vez online, acontece neste sábado (28), das 14 às 20 horas, e homenageia o sociólogo Célio Nori, coordenador-geral do Fórum da Cidadania de Santos, por sua luta pela democratização da leitura e inclusão social.
Escritores e artistas se encontram por meio de oficinas, lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus, apresentações musicais, contação de histórias, além de manifestações de artes cinematográficas, visuais, entre e outras.
Na programação, conversa sobre a Semana de Arte Moderna de 22 (SAT22/BS) e a democratização da cultura, com Flávio Viegas Amoreira, Ademir Demarchi e Márcio Barreto; Varal e Roda de Bordado, com o Coletivo Linhas de Santos; lançamento de livros dos autores Bartolomeu Pereira de Souza, Sérgio Sérvulo, Ornella Rodrigues e Ana Lucia dos Santos, seguido por apresentações musicais, com o coletivo Percutindo Mundos, além dos artistas Luiz Nila, Mel Dominguez, Michelle Carneiro, Laert Sarrumor (Língua de Trapo) e Rogério Baraquet; contação de histórias, com Cora Corina de Assis, curta metragens, sarau de poesia e slam.
A Festa do Livro encerra suas atividades homenageando o ativista Célio Nori. Além de sociólogo e coordenador do Fórum da Cidadania, ele foi secretário de Esportes de Santos e gerente do Sesc, também de Santos.
Inserida no Calendário Oficial da Cidade (Lei 3138/2021), conforme projeto de lei apresentado pelo vereador Chico Nogueira (PT), todas as atividades são gratuitas e online.
Com curadoria de Márcio Barreto e Flávio Viegas Amoreira, o evento é idealizado pelo Fórum da Cidadania de Santos e conta com a parceria da prefeitura de Santos, Secretaria de Cultura de Santos, Imaginário Coletivo de Arte e Associação dos Artistas.
O Fórum da Cidadania de Santos organiza a festa desde 2015, com o objetivo de promover amplo movimento na cidade em favor do livro. Esta era a motivação de Helle Alves (in memoriam), jornalista, escritora, idealizadora e mobilizadora da ação.
Programação
14 horas – O livro em festa!
Festa do livro: O histórico da Festa do Livro, com depoimentos em homenagem à memória de Célio Nori. Depoimento de Sérgio Sérvulo, Marly, Luiz Soares, Ellis, Flávio Amoreira, entre outros.
14h20 – O livro livre (live).
A democratização da leitura e a Semana de Arte Moderna de 22. Com Ademir Demarchi, Flávio Viegas Amoreira e Márcio Barreto.
15 horas – Ganesha ou o mistério do mundo (live).
Apresentação literomusical, com o coletivo Percutindo Mundos.
15h20 – O dom da palavra.
Lançamento do livro “Moralis Institutio”, de Sérgio Sérvulo.
15h40 – O livro voa (live).
Contação de história, com Cora Corina de Assis.
16 horas – Santos, cidade libertária (live).
Oficina sobre a história e a luta do povo afrodescendente em Santos. Com o escritor Bartolomeu Pereira de Souza e o ilustrador Kleber Nunes.
16h20 – Caiçara, sim senhor.
Raízes da brasilidade na Baixada Santista. Com a pesquisadora Eli Cardoso.
16H40 – Vênus em Touro.
A mulher negra em tempos normativos e rotulantes. Com a escritora Ornella Rodrigues.
17 horas – Coletivo Linhas de Santos.
Lançamento do livro em comemoração ao centenário de Paulo Freire. Com Roda e Varal de Bordado.
17h40 – O segredo dos pássaros (live).
Como transformar a vida em contos. Com Ana Lucia dos Santos.
18 horas – A poética da palavra (live).
Poesia que pulsa. A poética do Rap, com Mel Dominguez.
18h30 – Políticas públicas e literatura.
A importância das políticas públicas para a divulgação da literatura. Com Chico Nogueira.
19 horas – Sarau do Livro.
Sarau de poesia, com apresentação musical de Laert Sarrumor e Rogério Baraquet.
20 horas – Célio Nori, presente!
Homenagem à memória de Célio Nori e sua história de luta social.
Acompanhe o evento: pelo Facebook e no site no Fórum da Cidadania de Santos.