Santos registrou, até esta quarta-feira (4), três casos da variante Delta do coronavírus. São os primeiros na Baixada Santista. Com isso, a prefeitura monitora, agora, 40 pessoas que tiveram contato com a mulher, de 31 anos, funcionária de um hotel na cidade, e com dois tripulantes de um navio com bandeira de Singapura.
A mulher não precisou ser internada e já está recuperada da Covid-19. Mesmo assim, a prefeitura acompanha colegas de trabalho e familiares, que negativaram os testes para a Covid-19.
A mulher foi diagnosticada com a nova cepa no dia 11 de julho e foi acompanhada pela pasta da Saúde. O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, identificou a variante por meio de sequenciamento genético. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (2).
“Nós acompanhamos essa paciente, ela não precisou nem de internação, já está bem e já voltou ao trabalho. Estamos acompanhando também todos os seus contactantes, que são as pessoas que trabalham junto com ela e todos os seus familiares. Nenhuma pessoa apresentou nenhum sintoma e todos eles foram testados, todos negativos”, relatou Adriano Catapreta, secretário de Saúde de Santos, em entrevista ao G1.
Como a mulher é funcionária de um hotel, a secretaria está buscando contato com os turistas que se hospedaram no estabelecimento, durante este período.
Um e-mail foi enviado para cada Secretaria de Saúde correspondente às cidades em que essas pessoas residem. O objetivo foi orientar os hóspedes, em questão, para que procurem uma unidade de saúde dos respectivos municípios.
Tripulantes
Outros dois casos confirmados da variante Delta foram registrados na cidade. São tripulantes de um navio que está no Porto de Santos. Os tripulantes estavam no navio internacional MTM Southport, que tem bandeira de Singapura.
A embarcação realizou uma parada no Porto de Aratú, na Bahia, e aportou em Santos no fim de julho, onde está mantido em quarentena, depois da confirmação de 14 casos de Covid-19.
Os dois casos da nova cepa foram identificados depois de sequenciamento genético. Ambos foram hospitalizados na cidade.
O Adolfo Lutz também fará sequenciamento de amostras de tripulantes sintomáticos do navio CS Crystal, atracado no Porto de Santos e originário de Dacar, no Senegal.
Com informações do G1