O Fórum da Cidadania participa do webinar “Direito de Brincar: da Teoria à Prática!”, representado pela coordenadora adjunta da entidade, Marise Cabral. O evento online será nesta sexta-feira (28), a partir das 10 horas.
O tema “Casinhas das infâncias” tem o objetivo de abordar a importância do brincar nas políticas públicas e também revelará dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e o Data Favela.
Na programação, especialistas da área, representantes de instituições, como Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Aliança pela Infância, e também de municípios, que irão compartilhar seus conhecimentos e experiências para fazer com que o direito da criança de brincar se torne uma política local.
Também estão entre os temas a serem discutidos o lançamento do movimento “Unidos pelo Brincar” e seus objetivos.
Outro destaque do evento será a apresentação de uma pesquisa realizada em parceria pela agência Purpose, a Fundação Lego e os Institutos de Pesquisa Locomotiva e Data Favela chamada “O Brincar nas Favelas Brasileiras”.
O estudo traça um panorama do impacto da pandemia do coronavírus na criação e na educação de crianças de até seis anos de idade residentes em comunidades carentes.
O webinar será transmitido pelo Zoom e é gratuito e aberto. Para participar, basta acessar o link http://bit.ly/direito-de-brincar-28-de-maio.
Convidades:
Marise Teixeira Cabral: coordenadora da comissão de educação do Fórum da Cidadania e uma das articuladoras da Semana Mundial do Brincar em Santos.
Renato Meirelles: presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva e fundador do Data Favela.
Beatriz Abuchaim: gerente de Conhecimento Aplicado e especialista em Educação Infantil na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Pedro Hartung: advogado e coordenador do Programa Prioridade Absoluta no Instituto Alana. Especialista em direitos da criança e do adolescente.
Rosane Romanini: presidente da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar (Omep) no RS.
Valdete Asevedo:pedagoga e representante do Núcleo da Aliança pela Infância em Resende (RJ) e membro do Conselho Deliberativo do movimento.