A Plataforma P-69 - Foto: Divulgação/Sindipetro

O avanço do coronavírus na Baixada Santista afetou, também, os trabalhadores petroleiros. O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP) registrou crescimento no número de casos da doença na plataforma de petróleo P-69, localizada na Bacia de Santos.

De acordo com o Sindipetro-LP, ao menos quatro novos trabalhadores testaram positivo para Covid-19, o que dá um total, até o momento, de 21 funcionários infectados.

O problema se alastra, pois novas ocorrências de contaminação foram confirmadas em outra plataforma de petróleo, que também se localiza na Bacia de Santos.

A entidade que defende os interesses dos trabalhadores acompanha a situação dos funcionários que atuam na P-69 desde 12 de novembro, quando os próprios trabalhadores procuraram o sindicato, depois da confirmação dos primeiros casos.

No dia 19 de novembro, o Sindipetro já havia registrado 17 trabalhadores contaminados. Na ocasião, a entidade pediu à Petrobras que as atividades na unidade fossem paralisadas. A empresa não aceitou e o número saltou para 21.

Além da P-69, o sindicato recebeu denúncia de que a plataforma P-70, também na Bacia de Santos, contabilizou, pelo menos, cinco casos confirmados de Covid-19 entre os funcionários.

Diante deste cenário de risco para os trabalhadores, a entidade apresentou junto à Agência Nacional do Petróleo (ANP), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) uma denúncia pela falta de segurança por surto de Covid-19 na P-69.

Petrobras

Em nota, a Petrobras disse que testou, na segunda-feira (30), “todo o efetivo a bordo da P-69, após a ocorrência de casos suspeitos de Covid-19. Antes da testagem a bordo, todos os colaboradores que haviam manifestado sintomas, bem como seus contactantes, foram isolados imediatamente, desembarcados, testados em terra e acompanhados pelas equipes de saúde da Petrobras, com orientações para isolamento.

Após o resultado da testagem a bordo, todos os profissionais que eventualmente tiverem teste positivo, além de seus contactantes (mesmo com resultado negativo) também desembarcarão e ficarão em isolamento. As instalações da plataforma passarão por higienização adicional por equipe especializada. Foram reforçadas as orientações de distanciamento e prevenção a bordo. A plataforma continua operando de forma segura”.

Com informações do G1