O número de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) na Baixada Santista subiu para 18. A Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep) de Santos está monitorando 14 desses casos. Seis novas notificações de pacientes com sintomas semelhantes aos da doença foram repassadas por serviços de saúde.
São elas: mulher de 44 anos que esteve nos Estados Unidos; mulher de 49 anos que viajou para a Itália; mulher de 32 anos com retorno recente dos Estados Unidos; mulher e homem, de 64 e 69 anos, que viajaram para Dubai; homem de 66 anos que trabalha no Porto de Santos.
Todos os pacientes passam bem e estão em isolamento social domiciliar e as amostras de material coletado foram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório estadual referência para o diagnóstico da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde já monitorava outros oito casos suspeitos que também aguardam resultados do IAL: homem e mulher, ambos de 89 anos, que a filha mora na Itália; homem e mulher, de 53 anos e 55 anos, que estiveram nos Estados Unidos; mulher de 63 anos que passou pela Itália, Marrocos, Portugal, Espanha e Suíça; mulher de 24 anos que viajou por Portugal e Espanha; mulher de 49 anos que esteve na Itália; homem de 35 anos que visitou a França.
Dez casos suspeitos já foram descartados em Santos após resultados do IAL, sendo seis deles em residentes do município, uma criança chinesa que veio para casa de familiares e três moradores de Praia Grande atendidos em hospitais particulares da Cidade.
São Vicente e Peruíbe
A prefeitura de Peruíbe divulgou que foi notificada de um paciente com suspeita da doença. O jovem de 12 anos esteve nos Estados Unidos e retornou do país no dia 28 de fevereiro.
De acordo com a Vigilância, ele apresentou sintomas parecidos aos da doença. O adolescente está em isolamento domiciliar.
Já em São Vicente, há três casos suspeitos. Dois destes estão internados, no Hospital Emílio Ribas, em Guarujá.
Um dos pacientes é uma mulher de 57 anos que mora em Sevilha, na Espanha, e que passou por cidades da Itália. O outro caso monitorado em isolamento hospitalar é de um homem de 64 anos. Ele teve contato com a primeira suspeita da doença e apresentou febre, tosse e dificuldade para respirar. Um homem de 48 anos, que esteve na Itália, é o terceiro caso suspeito na cidade.