Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cubatão

Um em cada cinco moradores de Cubatão já teve contato e criou anticorpos para o coronavírus, segundo a Secretaria de Saúde da cidade. A prefeitura realizou 5.825 testes rápidos com o sistema móvel chamado “Busão da Covid” e em dois dias de testes em formato drive-thru, onde os motorista são testados de passagem em seu próprio veículo.

Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (14), 18,59% dos exames apresentaram resultados positivos. A última parada do “Busão da Covid” foi no bairro Parque Anilinas, em 8 de agosto, onde foram aplicados mil testes. Desde o dia 29 de junho, foram outras 20 localidades, nestas com cerca de 150 testes por visita.

O drive-thru foi realizado no dia 11 de julho, com mil pessoas testadas no Jardim Casqueiro (134 positivos para anticorpos), eem 2 de agosto, com outras mil pessoas no Kartódromo (174 positivos).

Os testes rápidos, que seguem sendo ofertados nas unidades de Saúde, são realizados apenas em pessoas sem sintomas, com o objetivo de verificar se houve o contato com o coronavírus. Pessoas com sintomas respiratórios, tosse, coriza ou dor de garganta devem procurar o Pronto Socorro Central ou a Unidade de Pronto Atendimento.