As cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira continuam na zona amarela (fase 3), do “Plano São Paulo” de flexibilização das atividades econômicas e de combate ao coronavírus. O governo paulista divulgou, nesta sexta-feira (24), nova atualização do panorama estadual da Covid-19.
Com isso, as duas regiões entram na terceira semana na zona amarela. Os novos números divulgados mostraram uma melhora nos índices da Baixada Santista.
O governador João Doria (PSDB) anunciou, ainda, a prorrogação da quarentena, já a partir desta segunda-feira (27). A nova quarentena será a oitava desde o início da pandemia e vai, pelo menos, até 10 de agosto.
As próximas atualizações do “Plano São Paulo” deverão ocorrer nos dias 7 e 21 de agosto.
Queda
As informações divulgadas nesta sexta (24) mostraram queda nos números na Baixada Santista. A região estava com 49% da ocupação de leitos de UTI, no dia 10 de julho. Neste momento, o índice diminuiu para 44,7% de ocupação.
A região tinha 26,2 leitos para cada 100 mil habitantes e agora está com 24,9. Estes dois itens se enquadram na zona verde (fase 4) do “Plano São Paulo”.
No entanto, em relação à evolução da doença, embora tenha havido melhora, ainda não foi o suficiente para mudança de zona.
Em 10 de julho, a Baixada apresentava um índice de novos casos de 1,29, uma taxa de 0,99 em internações e de 0,97 em óbitos. Agora, está com 0,85 de casos novos, um índice de 0,96 em internações e de 1,05 em mortes. O único aumento foi no índice de óbitos.
Veja o mapa atualizado das regiões do estado: