Foto: Reprodução

Em novembro de 2020, ao ser questionado sobre a possibilidade de um personagem gay na Turma da Mônica, o autor, Mauricio de Sousa, declarou que ainda não era o momento.

“Prefiro aguardar a sociedade tratar isso de maneira mais aberta. Mas, por enquanto, sinto que ainda não é o momento”, declarou, à época.

Mas, pelo visto, a hora chegou, ou está chegando. O autor, que completou 86 anos nesta quarta-feira (27), revelou que está preparando um personagem gay para compor a galeria de a Turma da Mônica.

“Vem vindo por aí… Estou esperando um pouquinho que esteja cada vez mais aceita a posição do gay, principalmente. Eu tenho um filho, bem, que se assume [homossexual] e eu adoro o meu filho [Mauro Souza]. Ele cuida de uma parte tão importante [da empresa], que é a de shows e espetáculos. E dá um nó no pessoal que já tem mais idade e mais experiência”, disse Sousa.

Ainda sobre o personagem LGBT da Turma da Mônica, o cartunista afirmou que ele está sendo discutido com a equipe de roteiristas. “Estamos discutindo isso, sim. Estamos discutindo com os roteiristas, com o Mauro, com o pessoal próximo da gente aí para que haja um personagem positivo. Em todos os sentidos”, revelou.

Sobre a sua mudança de posição, Sousa declarou que “aprendemos todos os dias. Com os relacionamentos da gente. Não só com a família, mas com a sociedade, realmente a gente aprende todo dia. O aprendizado tem de ser legal para você, senão fica pesando na cabeça”, declarou à BBC.

O novo Superman é bissexual

A inclusão de personagens LGBT nas tramas de histórias em quadrinho é uma realidade que cada vez mais ganha espaço. O anúncio mais recente trata da nova geração do Superman, personagem tão clássico quanto a Turma da Mônica.

A DC Comics resolveu incluir tramas contemporâneas e, para tal, escolheu o seu personagem mais popular: o Superman, mas não o Clark Kent, e sim o seu filho, Jon Kent que, aos 17 anos, assume o manto do pai na série Superman: Son of Kal-el.

A partir do número 5 da HQ o filho de Clark Kent vai desenvolver uma relação com o hackativista Jay Nakamura, que idolatra a mãe de Jon, Lois Lane.

Nas imagens divulgadas pela DC é possível ver Jon e Nakamura dando o primeiro beijo e aprofundando a amizade.

A série Superman: Son of Kal-El ainda não foi publicada no Brasil.

X-Men: Casamento igualitário

Quem acompanha a saga em quadrinhos dos X-Men sabe que a questão das diferenças é tema central na trama. Aliás, a questão de serem mutantes é uma grande alegoria para tratar de tal assunto.

Em 2013, os autores foram além e, a partir do personagem Estrala Polar, gay assumido, retrataram na história o casamento dele com Kyle Jinadu.

Marcelo Hailer
Jornalista (USJ), mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e doutor em Ciências Socais (PUC-SP). Professor convidado do Cogeae/PUC e pesquisador do Núcleo Inanna de Pesquisas sobre Sexualidades, Feminismos, Gêneros e Diferenças (NIP-PUC-SP). É autor do livro “A construção da heternormatividade em personagens gays na televenovela” (Novas Edições Acadêmicas) e um dos autores de “O rosa, o azul e as mil cores do arco-íris: Gêneros, corpos e sexualidades na formação docente” (AnnaBlume).