Água sanitária ou cloro
Quaisquer produtos que contenham cloro, como água sanitária, não devem ser utilizados em residências onde moram pets. Podem provocar vômitos, diarreia, queimaduras internas e até convulsões, em caso de ingestão pelos animais.
Amônia
De acordo com a ISPCA, produtos com amônia, encontrada em limpadores de janelas, de fornos, de aço inoxidável e em soluções para pisos, também precisam ser evitados. A composição pode causar queimação em garganta, nariz, estômago e trato respiratório.
Produtos com essência de tea tree
Determinados produtos de limpeza naturais também devem ser proibidos. A ONG informou que itens com essência de tea tree (óleo derivado da planta Melaleuca alternifólia) são tóxicos para animais e não devem ser utilizados perto deles, nem em difusores para refrescar a casa. Os principais perigos para os animais de estimação são intoxicação, aspiração, reações alérgicas e irritação das vias respiratórias.
Além disso, a ISPCA aconselhou que os tutores devem armazenar produtos químicos nocivos, de forma segura, em locais onde os pets não tenham acesso. A lista inclui cápsulas para máquinas lava-louças, sabão para roupas e detergente para louças, entre outros, de acordo com informações da coluna É o Bicho!, no Metrópoles.