Por Marcelo Hailer e Lucas Vasques
Levantamento inédito feito pelo Monitor Data para o DataFórum, plataforma de dados da Revista Fórum (ver estudo completo), revela o desempenho dos perfis oficiais das prefeituras nas redes sociais. A partir de uma pesquisa quantitativa, o estudo mostra o impacto e o engajamento das contas oficiais das governanças municipais no Facebook, X (antigo Twitter), TikTok, Instagram e YouTube.
Nos últimos anos, a comunicação por redes sociais se transformou em uma importante ferramenta de aproximação entre os cidadãos e as prefeituras ao redor do Brasil. No entanto, não basta estar presente e fazer uma comunicação apenas burocrática. É preciso saber aproveitar os trendings de cada rede, os memes e, a partir daí, se aproximar das pessoas.
A cidade de Santos aparece com destaque tanto na comunicação via Facebook quanto no geral.
No Facebook, a prefeitura santista aparece em 3º lugar no ranking, com 231.827 seguidores e 28.426 interações. A cidade fica atrás apenas do Rio de Janeiro, que lidera a lista, com 808.577 seguidores e 123.702 ações. Curitiba aparece em segundo, com 1.034.172 seguidores e 32.645 interações.
Como se vê, o perfil da prefeitura do Rio tem menos seguidores do que o de Curitiba, mas aparece na frente. Explicação: as publicações do Rio surtiram efeito e comunicaram melhor com os usuários das redes sociais.
O que isso significa? Que nem sempre o número de seguidores significa uma melhor comunicação; esta deve sempre ser analisada a partir das interações/ações (compartilhamento, likes e comentários).
Outros rankings
No ranking geral, organizado a partir da soma de todas as redes e suas respectivas interações (compartilhamentos, likes e comentários), Santos também surge com destaque. Está em 11º lugar, com 421.006 seguidores e 135.464 interações.
Nas demais redes sociais, o desempenho de Santos é o seguinte: Instagram, 12º, com 189.179 seguidores e 107.038 interações. A cidade não aparece nos rankings do TikTok, YouTube e no X, antigo Twitter.
Outras cidades da Baixada Santista também surgem nos rankings. No geral, Praia Grande está em 17º, com 468.525 seguidores e 88.762 interações. São Vicente aparece em 49º, com 122.440 seguidores e 46.134 interações.
Instagram: Praia Grande em 21º, com 155.358 seguidores e 71.006 interações. São Vicente em 50º, com 55.273 seguidores e 40.107 interações. Guarujá em 68º, com 37.658 seguidores e 23.755 interações.
TikTok: Praia Grande em destaque, com o 4º lugar, com 9.307 seguidores e 4.006 interações. Guarujá em 23º, com 1.011 seguidores e 68 interações.
YouTube: Guarujá também em destaque em 6º lugar, com 1.260 seguidores e 855 interações. São Vicente em 59º, com 476 seguidores, sem interações.
X, antigo Twitter: Praia Grande em 21º, com 870 seguidores e 100 interações. Guarujá em 60º, com 974 seguidores, sem interações. São Vicente em 61º, com 5.787 seguidores, sem interações.
Facebook: Além de Santos em 3º, Praia Grande aparece em 6º, com 302.990 seguidores e 13.650 interações. Guarujá está em 9º, com 121.956 seguidores e 11.523 interações. São Vicente em 17º, com 60.904 seguidores e 6.027 interações.
Geral
O top 3 do ranking geral realizado pela Monitor Data mostra o seguinte cenário:
As redes da prefeitura de Salvador (BA), que somadas têm 1.437.061 seguidores, tiveram no mês de março 747.308 mil interações.
As redes da prefeitura do Rio, que somam 2.475.710 seguidores, registraram, também no mês de março, um total de 492.706 interações.
Em terceiro lugar aparece a gestão municipal de Curitiba (PR), que possui 2.131.978 seguidores e, também em março, registrou 465.288 interações.
Dúvidas e mais informações sobre o levantamento podem ser obtidas pelo email: [email protected].