Três homens, de 19, 24 e 26 anos, morreram após tentarem assaltar dois policiais de folga na tarde desta terça-feira (30). O fato ocorreu em uma trilha em direção a Praia do Éden, no bairro Parque Enseada, em Guarujá. Quatro pessoas do sexo masculino também relataram terem sido assaltados no mesmo local e pelo mesmo trio, minutos antes da abordagem.
Os dois PMs, de 27 e 31 anos, informaram à Polícia Civil que estavam pela trilha quando um deles parou para urinar e, depois de continuarem a descer, foram surpreendidos pelos três criminosos. Um estava armado com uma pistola e teria anunciado o roubo.
Quando um dos policiais viu um dos suspeitos passando com um revólver, ele teria sacado a arma dele e efetuado 12 disparos contra os criminosos. O outro PM também contou à polícia que, para se defender do assalto, também atirou 13 vezes contra os suspeitos. Nenhum deles soube precisar quantos disparos foram feitos contra cada um dos três assaltantes. Um deles, quando caiu no chão ao ser baleado, ainda estava com a pistola, mas foi desarmado pelos policiais.
Mesmo com dificuldades de sinal no celular, os PMs afirmam que conseguiram pedir ajuda no grupo da companhia no WhatsApp e pediram apoio via 190. Ao chegar no local, a equipe encontrou os três baleados no chão, sem documentos, e foram informados sobre a dinâmica do assalto pelos policiais que foram vítimas. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou a morte dos três assaltantes no local.
Outras vítimas
Enquanto aguardavam a chegada da perícia, quatro homens, de 20, 21, 23 e 24 anos, surgiram na trilha dizendo que também tinham sido vítimas de roubo dos mesmos criminosos. As vítimas disseram aos policiais que estavam na Praia do Éden quando viram um homem sozinho em uma pedra. Na sequência, dois deles entraram no mar e os que ficaram na faixa de areia teriam sido assaltados pelo suspeito que estava na pedra, além de outros dois suspeitos que chegaram depois.
Um dos assaltantes chegou a dar uma coronhada para retirar um anel do dedo da vítima, mas ela não ficou ferida. Na sequência, os criminosos pegaram os pertences e subiram pela trilha. Cerca de três minutos depois, as vítimas disseram terem ouvido barulho de tiros, mas optaram por continuar na praia, pois estavam com medo.
As vítimas avaliaram seus pertences roubados em aproximadamente R$ 2,4 mil. Ao todo, foram encontrados com os assaltantes oito celulares, dois colares, dois relógios, dois óculos de sol, uma pochete, R$ 117, dois cartões, documentos e demais joias. Na delegacia, os quatro homens reconheceram os itens que haviam sido roubados e foram restituídos.
Inquérito policial
Durante o registro da ocorrência, familiares dos assaltantes compareceram à unidade policial e os identificaram como Wesley Olímpio da Silva, Ronny Marcos da Silva e David Souza Nascimento. Os três também foram reconhecidos pelas seis vítimas, que relatam que David estava armado com o revólver, Wesley com um simulacro de pistola e Ronny apenas simulou estar armado.
Todas as armas utilizadas na ocorrência, tanto dos policiais, como dos assaltantes, foram apreendidas e deverão passar por exame residuográfico. No Boletim de Ocorrência (BO), foi recomendada a instauração de um inquérito policial para apuração dos fatos ocorridos. O caso foi registrado na Delegacia Sede de Guarujá como roubo, homicídio e legítima defesa.