Homem ameaçou agente da GCM, ao dizer que era do PCC - Créditos: Reprodução

Um homem que se diz membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) ficou incomodado com a abordagem e fez uma série de ameaças contra agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em Praia Grande. Segundo a Prefeitura, o vídeo foi registrado no dia 2 de janeiro, mas ganhou repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira (11). Assista ao vídeo.

Créditos: Metropóles

Nas imagens, um homem, de camiseta branca e boné vermelho, faz ameaças com o dedo em riste contra um dos agentes dizendo “aqui é o crime, ‘xará’, aqui é o comando, respeita nós” e ainda chega a falar que, “quando ‘nós começar’ a ‘dar tiro’ em vocês de novo, vocês vão ver como é que é”. Os GCM’s apenas acompanham e tentam manter um diálogo.

Em outro momento, o homem ameaça os GCM’s de Praia Grande, dizendo: “quem fica aqui ‘é’ vocês, não ‘é’ os outros de São Paulo que vem aqui ‘trampa’ não. Quem vem de São Paulo vai embora, vocês ficam aqui trabalhando. Se vem aqui ‘zoar’ nós, você vai ver só”.

A menção sobre a presença de policiais da Capital em Praia Grande é devido à Operação Verão, onde o Governo de São Paulo aumentou o efetivo das forças de segurança por causa do aumento de turistas na região nos meses de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024. Não é possível ver o que houve antes, motivando o enfrentamento.

Prefeitura se posiciona

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que a GCM esteve no local “para averiguar situação de perturbação do sossego, desordem pública e tumulto generalizado. No local, porém, o homem que aparece no vídeo se exaltou, xingando os guardas e os ameaçando”.

Por meio da Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), a Prefeitura disse ainda que “ao ser pesquisada a ficha do homem, foi constatado que não devia nada à Justiça, embora tivesse passagem na polícia”. E finaliza, dizendo que os guardas dispersaram a confusão e que o homem estava “visivelmente alcoolizado” e foi liberado.

A Associação dos Guardas Civis Municipais da Baixada Santista também se manifestou sobre o ocorrido em Praia Grande. Em nota, disse que “infelizmente, esse é o reflexo de Leis ineficazes, desatualizadas e que não evitam que crimes sejam cometidos, temos visto diariamente criminosos que cometem crimes graves sendo colocados em liberdade e dias depois voltam a praticar crimes. Enquanto não tivemos leis mais rígidas, principalmente em crimes praticados contra agentes de segurança pública, será muito difícil evitar que fatos como esses ocorram novamente. Por outro lado, precisamos destacar e parabenizar o controle emocional dos policiais municipais da GCM de Praia Grande que souberam mediar o conflito com alto grau de profissionalismo”.

Com informações de A Tribuna