O grupo tinha a ajuda de brasileiros para ajudar na exportação das drogas para a Europa - Créditos: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (25), a Operação Degredo, com a finalidade de combater o tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. A ação desarticulou um esquema de um grupo luso-brasileiro, com atuação no Porto de Santos.

De acordo com a Polícia Federal, os agentes cumprem, nesta manhã, três mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva nas cidades de Santos e São José do Rio Preto.

A investigação teve início em junho de 2023, após a apreensão de aproximadamente 43kg de cocaína escondidos dentro de um trator que estava programado para ser exportado para Portugal.

Segundo a PF, foi identificado que a empresa exportadora tinha sido estabelecida por um grupo de portugueses, com a suposta colaboração de brasileiros. O objetivo era a exportação de cocaína para a Europa, disfarçada em operações comerciais legítimas, utilizando máquinas agrícolas como fachada.

Após a apreensão inicial da droga, os três principais suspeitos fugiram do país. Contra eles, foram expedidos mandados de prisão preventiva com a determinação de Difusão Vermelha pela Interpol, sendo agora considerados fugitivos internacionais.

A Polícia Federal explicou que o nome da operação, “Degredo”, faz referência à punição prevista no corpo de leis português, que consistia no envio de condenados para colônias ou para as galés, onde cumpririam suas sentenças. O degredo era aplicado a pessoas condenadas aos mais diversos tipos de crimes pelos tribunais da Coroa ou da Inquisição.