Foto: Reprodução de Vídeo

Como está se tornando cada vez mais recorrente no estado de São Paulo e, especificamente, na Baixada Santista, a Polícia Militar (PM), comandada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), protagonizou mais uma ação violenta.

Agentes da PM foram filmados imobilizando um jovem negro de 21 anos e apertando seu pescoço, no Caminho São Manoel, em Santos. A atitude policial provocou medo e revolta nos moradores que acompanhavam a operação. É possível ouvir gritos: “Vai matar o moleque”. O caso aconteceu no domingo (1º), mas só se tornou público nesta quarta-feira (4).

Conforme a Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), os PMs patrulhavam a região e deram ordem de parada ao jovem, que estava em um carro e fugiu, segundo a versão do órgão estadual.

A secretaria afirmou, também, que ele só parou depois de bater o veículo contra uma criança, que não foi identificada. A abordagem truculenta aconteceu, segundo a SSP, depois que o rapaz resistiu à abordagem.

Moradores que testemunharam a situação, mas não quiseram se identificar, afirmaram à TV Tribuna que os agentes agiram com violência, retiraram o jovem do veículo, o agrediram e imobilizaram, como se observa nas imagens.

Sem habilitação e com truculência

Conforme a SSP-SP, o rapaz não tinha permissão para dirigir. Ele foi detido junto a um morador de 49 anos que estava no meio do tumulto. A pasta informou que ambos foram levados à UPA e liberados em seguida.

O caso é investigado pela Polícia Civil. Ainda segundo a SSP-SP, o carro foi apreendido e a ocorrência registrada como resistência, dirigir sem permissão ou habilitação e localização/apreensão de veículo na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos.